O LEITOR EM PARANAÍBA/MS – UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL “NANCYLTA SALGUEIRO DIAS”(1977-2009)
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo compreender quem é o leitor que frequenta a Biblioteca Pública Municipal “Nancylta Salgueiro Dias”; e verificar as condições de funcionamento, estrutura e acervo da Biblioteca Municipal na atualidade; visando contribuir para a produção de uma história da leitura, compreendendo as práticas de leitura literária em Paranaíba. O trabalho foi desenvolvido pelo método de abordagem histórica (desde 1977 até 2009). O método de análise foi o da configuração textual: o que?, onde?, quando?, por que?, para que? e para quem?, para diagnosticar o perfil do leitor em Paranaíba/MS. As fontes documentais foram as fichas de cadastro do usuário e outros documentos escritos relativos ao acervo da Biblioteca ou orais, obtidos mediante entrevista com leitores, funcionários etc. envolvidos nas práticas de leitura fomentadas por esse local onde se lê. Considero também que os leitores vão à Biblioteca o fazem devido ao dever, à obrigação e também por prazer. Observa-se o distanciamento dos responsáveis por esse setor em relação à conservação e aumento da qualidade do acervo. Apesar de tantas fichas (8.889), os leitores assíduos são escassos. Os visitantes possuem gostos muito variados. Concluo que a Biblioteca tem um público bem diversificado, desde as pessoas que moram em fazendas até as donas de casa. Quem mais frequenta diariamente a biblioteca é o leitor da escola estadual. Infelizmente, ela não vem atendendo aos propósitos de uma Biblioteca, não tem atraído leitores, mas está diminuindo a frequência de pesquisadores e da sociedade em geral.Downloads
Publicado
2015-04-01
Como Citar
da Silva, D. A. F., & de Araújo, E. L. (2015). O LEITOR EM PARANAÍBA/MS – UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL “NANCYLTA SALGUEIRO DIAS”(1977-2009). ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/343
Edição
Seção
COMUNICAÇÃO