O DIREITO AMBIENTAL NAS ESCOLAS INDÍGENAS DOURADENSES

Autores

  • Lucas Gomes da Silva
  • Jussara Martins Cerveira de Oliveira

Resumo

A realização deste trabalho nas aldeias é a continuação de um projeto realizado durante muito tempo no assentamento rural em Rio Brilhante pela professora Jussara Martins, e que após uma reformulação e adaptação vem com o desafio de levar noções de Direito Ambiental, de preservação do meio ambiente e de cidadania a juventude indígena douradense. O tema Direito Ambiental e preservação do meio ambiente tem sido uma preocupação constante de pesquisadores, ambientalistas e de grande parte da sociedade mundial nos últimos anos. Os fenômenos naturais que vêm aterrorizando o mundo, principalmente nesse início de 2010 tem sua origem na maioria dos casos da devastação ambiental que o homem causou ao longo de décadas e continua causando. O projeto tem como meta o desenvolvimento de ações que permitam que os acadêmicos levem um pouco daquilo que se conhece e é vivenciado no ambiente acadêmico aos indígenas, e traga de lá situações vividas por eles, para que haja uma troca simultânea de conhecimentos. Vale ainda ressaltar a importância de se levar à comunidade indígena o conhecimento de direitos que são garantidos a eles na legislação pátria e que não são efetivados na maioria das vezes porque os índios, titulares desses direitos, não os exigem por desconhecer os mesmos. Com essas ações busca-se tornar a sociedade indígena público alvo deste projeto, mais politizada sobre seus direitos e deveres, tornando-se cidadãos mais ativos.

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Publicado

2015-04-01

Como Citar

da Silva, L. G., & de Oliveira, J. M. C. (2015). O DIREITO AMBIENTAL NAS ESCOLAS INDÍGENAS DOURADENSES. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/333

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

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