Cinema: espaço de reflexão e interação.
Resumo
A inclusão social, reflexo do paradigma de suportes, é um processo bidirecional que envolve ações junto à pessoa com deficiência e ações junto à sociedade. Baseado na premissa, o presente projeto tem alçado voo no sentido de criar um espaço inclusivo pautado no binômio interação/reflexão, por meio do cinema, a partir da apresentação de filmes de curta ou média duração que abordam a situação das pessoas com deficiência no convívio social, bem como a questão da diversidade em todos os seus aspectos (físicas, culturais, sexuais, religiosas, étnicas e econômicas), aos cidadãos com deficiência, seus familiares e amigos, alunos de instituições educacionais e pessoas da comunidade do município de Paranaíba. Nesse sentido, já nas dependências do Anfiteatro da UEMS de Paranaíba, depois de escolhido o filme para a sessão, estimula-se uma troca de experiências entre as pessoas com deficiência – público-alvo do projeto – e os demais presentes, buscando a solidificação de relações que, dentro do contexto da comunidade, possam criar uma real cultura de compreensão da deficiência. Na sequência, após a exibição do filme, realizam-se, coletivamente, reflexões acerca da ideia central do vídeo relativa à questão da exclusão/inclusão social e, a partir daí, discute-se a quebra de padrões de “normalidade” ou qualquer outra forma de preconceito ou discriminação que impede a conscientização de que cada ser humano é único, com peculiaridades inatas que não o tornam inferior, mas diferente. Por fim, o projeto “Cinema: espaço de reflexão e interação” tem alcançado, com base na observação e opinião dos participantes, o fim a que se destina, visando, ainda, manter-se como uma mola propulsora de ações decisivas e afirmativas que garantam ao cidadão com deficiência condições para uma vida mais digna e humana dentro de uma sociedade que se quer democrática.Downloads
Publicado
2011-05-23
Como Citar
Nozu, W. C. S. (2011). Cinema: espaço de reflexão e interação. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/32
Edição
Seção
EDUCAÇÃO