ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES EM CUIDADOS E EDUCAÇÃO E SAÚDE, TEÓRICO-PRÁTICAS COM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE DOURADOS – MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Juliana Alves Teixeira Borges
  • M. S. D. Giacomassa

Resumo

A Educação Infantil deve ser entendida em amplo sentido, pois ela pode englobar todas as modalidades educativas vividas pelas crianças na família e na comunidade, antes mesmo de atingirem a idade da escolaridade obrigatória. Diz respeito tanto à educação familiar e a convivência comunitária, como a educação recebida em instituições específicas. As práticas diárias realizadas nos Centros de Educação Infantil (CEIN) com crianças de zero a cinco anos são permeadas pelas relações humanas de reciprocidade de influências contextuais, dentre essas destacamos aspectos interligados, tais como: os princípios e valores constituídos em ambiência cultural, familiar, sociedade fortalecendo laços de amorosidade, educação e formação ética nas crianças. Tem como objetivo acompanhar atividades teórico-práticas em cuidados e educação, através da orientação e capacitação dos educadores dos Centros de Educação Infantil de Dourados – Mato Grosso do Sul, com ênfase em educação e saúde. Esse trabalho está em andamento, é uma proposta de projeto de extensão do edital 034/2014-PIBEX/PROEC/UEMS, prorrogado pelo edital 008-2015/PIBEX/PROEC/UEMS elaborado pela acadêmica do curso de enfermagem. As atividades são realizadas nos Centros de Educação Infantil Celso de Almeida e Vitório Fedrizzi, uma vez por semana do período de outubro de 2014 até julho de 2016. São realizadas palestras, amostra de vídeos, rodas de conversa e oficinas teórico-práticas com a equipe multiprofissional do CEIN, as atividades são previamente agendadas na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Cada semana são abordados temas diferentes relacionados com a educação e saúde, como por exemplo autocuidado da equipe multiprofissional dos CEINs; enfermagem nos CEINs cuidados em saúde na urgência e emergência; cuidando do ambiente educativo. Percebeu-se que a capacitação em educação continuada dos profissionais atuantes em educação infantil na questão de cuidados é fundamental na qualidade da assistência integral com crianças que estão nos CEINs de Dourados e a garantia da qualidade do profissional em seu autocuidado e formas de atuação em educação com a criança pequena. O CEIN é um ambiente especial que propicia aos profissionais responderem pelos cuidados integrais à criança na ausência da família, por isso que devem ser capacitados para atender de maneira satisfatória, complementar os cuidados que essa criança recebe da família. A presença ou a supervisão de um enfermeiro nos CEINs é de extrema importância, pois esse profissional encontra nesse ambiente um excelente espaço para atuar na prevenção de doenças, promoção e manutenção da saúde das crianças, bem como, na orientação dos familiares, treinamento e reciclagem dos funcionários que prestam o cuidado.

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Borges, J. A. T., & Giacomassa, M. S. D. (2016). ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES EM CUIDADOS E EDUCAÇÃO E SAÚDE, TEÓRICO-PRÁTICAS COM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE DOURADOS – MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3195

Edição

Seção

SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)