PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM VIDEOAULAS: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO

Autores

  • Bruna Beatriz Gonçalves Bruno
  • Rogério Dias Renovato

Resumo

Os medicamentos constituem-se em um dos principais recursos terapêuticos da sociedade contemporânea. Dessa maneira, seu uso racional é indispensável e foi definido como a situação na qual os pacientes recebem os medicamentos apropriados às suas necessidades clínicas na dose correta por um período de tempo adequado e um custo acessível. A videoaula é um recurso audiovisual com função didática onde as informações são transmitidas, como facilitadoras de compreensão. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver, implementar e avaliar as ações educativas em saúde sobre o uso racional de medicamentos por meio de videoaulas e abordar o uso correto da medicação, principalmente em relação aos fármacos administrados por via oral. Inicialmente, buscou-se na internet vídeos educativos sobre o tema, além da revisão de literatura. As etapas de elaboração e desenvolvimento das videoaulas foram através da construção de roteiros, gravação de vídeo aulas utilizando câmera de vídeo e celular, além da edição através do software Camtasia Studio 8.As videoaulas foram apresentadas aos alunos da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI) da UEMS, e depois foi aplicado um instrumento estruturado para avaliação. Houve a elaboração de 03 vídeoaulas com o tempo médio de 2 a 4 minutos sobre os temas: uso racional de medicamentos, políticas públicas de medicamentos e a importância de tomar o fármaco no horário correto. A avaliação foi realizada em agosto de 2015 por 13 pessoas da UNAMI e monitores foi satisfatória. Durante a edição e gravação dos vídeos, o mais preocupante foi o áudio e a qualidade de imagem, mesmo não dispondo dos melhores recursos para gravação, buscou-se utilizar uma câmera de boa qualidade e também um editor de vídeo que estivesse disponível para edição. O vídeo é uma ferramenta de reflexão e facilitador de aprendizagem, associando-se a criação de um raciocínio lógico que resulta em um ensino personalizado. Portanto, espera-se ampliar o uso das videoaulas, como estratégia educativa complementar, ampliando o acesso sobre uma temática tão relevante, o uso racional de medicamentos.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Bruno, B. B. G., & Renovato, R. D. (2016). PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM VIDEOAULAS: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3193

Edição

Seção

SAÚDE

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