MONITORIA AMBIENTAL PARA GRUPOS SOCIAIS E COMUNIDADE EM GERAL DA REGIÃO DE AQUIDAUANA E ANASTÁCIO JUNTO AO ESPAÇO NATUREZA (CENTRO DE VISITANTES E TRILHA ECOLÓGICA) DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UEMS DE AQUIDAUANA – MS
Resumo
As trilhas interpretativas são utilizadas como meio de interpretação ambiental visando à transmissão de conhecimentos e propiciando atividades que buscam analisar os significados dos eventos observados no ambiente bem como suas características. Para promover à população esta transmissão de conhecimento e contribuir com o programa de educação ambiental (não formal) do GEMAP – Grupo de Estudos e Manejo de Áreas Protegidas através de acompanhamento (monitoria ambiental) foi implantada uma trilha interpretativa localizada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Aquidauana. Para implantação da trilha foram realizadas aberturas na vegetação, marcações do trajeto e mapeamento da área. Contudo, estas atividades tinham como objetivo definir uma rota que promovesse o máximo de informação sobre o local. Para sensibilização do público alvo foram selecionados cinco pontos interpretativos, com temáticas relevantes sobre as principais características locais. Através de folders, grupos comunitários foram convidados a visitação. A coleta de informação para avaliar a percepção ambiental dos visitantes foi realizada por meio de um questionário comcinco questões principais relacionadas com as abordagens realizadas durante a trilha. Totalizou 16 questionários devidamente preenchidos pós-trilha, com pessoas de faixa etária de 11 a 64 anos, sendo que 13 eram mulheres. A obtenção de dados foi realizada com o programa Excel para o desenvolvimento de gráficos para cada uma das questões. Os resultados obtidos através dos questionários apontam que as mulheres apresentaram maior interesse durante as atividades. Fato evidenciado na porcentagem de respostas sendo comparadas ao seu cotidiano no lar. No entanto, a educação ambiental se torna um meio importante como busca de apoio e participação dos diversos segmentos da sociedade para a conservação e a melhoria da qualidade de vida. Este estudo mostra que a troca de conhecimento em áreas naturais, é uma prática educacional que utiliza os recursos ambientais e os desafios encontrados no mesmo, objetivando o desenvolvimento, mudanças de valores e aperfeiçoamento de habilidades, que são condições básicas para que o ser humano esteja em harmonia com o meio ambiente.