PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE CITRONELA COM O INTUITO DE MINIMIZAR O ATAQUE DE MOSQUITOS TRANSMISSORES DA DENGUE (Aedes aegypti)

Autores

  • Ludmila Freitas Marques de Queiroz
  • Wilson I. Maruyama

Resumo

A Citronela (Cymbopogon winterianus)tem efeito repelente, por isso, quando bem implantada no local, isto é, sob as coordenadas do vento, consegue garantir o afastamento de mosquitos em até 50 m². Três mudas bem implantadas são suficientes para afastar definitivamente mosquitos de qualquer tipo, inclusive o transmissor da Dengue. O óleo de Citronela é muito utilizado na composição da formulação de repelentes de mosquitos em geral em forma de aromatizante em sabonetes, desinfetantes, e outros materiais de limpeza. Estudos constataram que o óleo também é antibacteriano e anti-fungicida. Esta planta medicinal e aromática tem crescido significativamente no mercado interno e externo devido a enorme procura pelo seu óleo essencial. Há um método caseiro que permite a obtenção do óleo da citronela, para extrai-lo as folhas podem estar secas ou parcialmente dessecadas, depois deve colocar as folhas da planta em uma panela de pressão com água e aguardar alguns minutos, até notar que o vapor exalado já está com o cheiro característico. Esse pode ser utilizado para fazer a limpeza do local já que tal chá tem o poder repelente. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi diminuir a quantidade de incidência da dengue, doença transmitida pelo Aedes aegypti no município de Cassilândia- MS. O trabalho foi realizado no período de Julho de 2014 à Junho de 2015 na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Umiversidade Universitária de Cassilândia em casa de vegetação. As mudas foram plantadas utilizando recipientes como: vasos de polietileno pretos com capacidade de 2 e 5 litros, ou embalagens recicláveis como caixas de leite ou suco de 1 litro e garrafas pets de 2 litros (todos perfurados), plantando-se de um a três perfilhos por recipiente, e irrigadas por aspersão diariamente. O material propagativo utilizado para obtenção suficiente das mudas foi feito a partir de matrizes presentes na UEMS/UUC. No total foram distribuídas 200 mudas, primeiramente 150 e depois 50 ao longo do ano. Concomitantemente foi dado continuidade ao matrizeiro para que no futuro seja possível retirar perfilhos das touceiras formadas, e assim dar continuidade no projeto, divulgando a importância maioral de plantas repelentes, beneficiando diretamente a população, repelindo insetos em geral, porém, especialmente o vetor do vírus da dengue, bem como passar informações acerca da propagação vegetativa, cultivo e manejo da citronela, colaborando assim para a diminuição dos casos de epidemia na saúde da comunidade no município de Cassilândia-MS.



Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Queiroz, L. F. M. de, & Maruyama, W. I. (2016). PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE CITRONELA COM O INTUITO DE MINIMIZAR O ATAQUE DE MOSQUITOS TRANSMISSORES DA DENGUE (Aedes aegypti). ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3150

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE