MINHOCÁRIO DOMÉSTICO: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS VISANDO GANHO DE CONHECIMENTO SOBRE O MEIO AMBIENTE E MOLDANDO CRIANÇAS NA IDADE ESCOLAR

Autores

  • Kelvin Monson Serpa
  • Priscila G Pompiani

Resumo

O Minhocário doméstico em conjunto com a Horta escolar teve como objetivo proporcionar melhora no desenvolvimento ecológico sustentável de crianças e jovens em idade escolar e também melhora na alimentação do lanche escolar. O húmus produzido aumentou a quantidade de nutrientes no solo dos canteiros e assim proporcionou um maior desenvolvimento das hortaliças ali plantadas. Tendo uma melhor qualidade e aumento de produção. Essa prática sustentável e saudável em conjunto com outras disciplinas ajudou no ganho de uma boa alimentação, no respeito pela natureza, na interação entre disciplinas e no trabalho em grupo. O minhocário de forma simples demonstrou às crianças a importância do solo e dos organismos que ali vivem, mostrando o papel importante das minhocas no ecossistema. As atividades foram realizadas na escola CAIC Antônio Pace, localizada em Aquidauana-MS, no período de outubro de 2014 a junho de 2015, com as turmas de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, foi realizado um levantamento de quais hortaliças eram utilizadas na merenda escolar. Assim foram cultivadas cebolinha, coentro, salsinha, beterraba, cenoura, berinjela e abóbora. Também foi feito um levantamento dos materiais necessários para a confecção do minhocário. Optou-se por fazer o minhocário em caixotes de madeira, que seriam economicamente e ecologicamente mais viáveis. Dentro dele foi colocado terra preta e restos de alimentos, como talos e cascas de frutas e verduras, e adicionadas 20 minhocas californianas. No decorrer do projeto houve o preparo dos canteiros com uma terra de ótima qualidade e o húmus produzido pelo minhocário. A semeadura e a manutenção dos canteiros aconteceram em conjunto com os alunos, para que eles aprendessem as técnicas e adquirissem responsabilidade pelo projeto. Ao longo do tempo pôde ser observado o ganho de percepção em relação ao meio ambiente das crianças com a colheita, observando os resultados e benefícios. Assim, observa-se como a educação ambiental pode ser um fator muito importante na vida de uma criança.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Serpa, K. M., & Pompiani, P. G. (2016). MINHOCÁRIO DOMÉSTICO: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS VISANDO GANHO DE CONHECIMENTO SOBRE O MEIO AMBIENTE E MOLDANDO CRIANÇAS NA IDADE ESCOLAR. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3145

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE