A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA, COMO SUBSTRATO PARA GERAÇÃO DE BIOGÁS

Autores

  • Beatriz Pereira Melo
  • Evaristo J Gonçalves

Resumo

Com a diminuição de recursos não renováveis, os setores industriais buscam alternativas para os mesmos, investindo em tecnologias e ações para a utilização de recursos renováveis para a produção de bioenergia a partir de biocombustíveis. O setor sucroenergético por encontrar-se em expansão, tem procurado utilizar cada vez mais os seus resíduos em função da geração de bioenergia. Entre os resíduos gerados por esse segmento, destaca-se a vinhaça. No presente projeto de extensão, a mesma foi utilizada para apresentar aos alunos das escolas estaduais de ensino médio, dos municípios de Jateí, Glória de Dourados, Vicentina, Deodápolis e seu distrito de Lagoa Bonita e o distrito de Culturama, pertencente ao município de Fátima do Sul. Foram contemplados 500 alunos do ensino médio e o processo de biodigestão anaeróbica em microbiodigestores de PVC, utilizando a vinhaça como substrato. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar a educação ambiental na forma de palestras para os alunos do ensino médio com o intuito de apresenta-los aos resíduos gerados pelas usinas, e a partir destes mostrar a importância da conscientização ambiental e geração de bioenergia. No decorrer do projeto evidenciou-se o interesse dos alunos pelos temas abordados durante as palestras, que vão ao encontro dos temas de algumas disciplinas, por exemplo, conteúdos de química orgânica e educação ambiental, além da inserção dos alunos no ambiente industrial, que proporciona maior entendimento em relação às indústrias sucroenergéticas da região. Ao final de cada palestra os extensionistas aplicaram um questionário constituído por sete questões, com quatro opções de respostas para cada pergunta. No tratamento dos resultados obtidos com as alternativas escolhidas pelos alunos, gerou-se um gráfico para cada questão. Através destes, evidenciou-se o interesse dos alunos do ensino médio pelas questões ambientais no setor sucroenergético e principalmente pelo curso de graduação - Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. O conhecimento que os alunos adquiriram durante a palestra pode ser disseminado para pessoas diretamente ligadas ao Setor Sucroenergético, além dos próprios alunos se sentirem estimulados a ingressar no curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Melo, B. P., & Gonçalves, E. J. (2016). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA, COMO SUBSTRATO PARA GERAÇÃO DE BIOGÁS. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3133

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE