PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE DOURADOS-MS SOBRE A QUALIDADE DO AR URBANO

Autores

  • Roberta Sorhaia Samayara Sousa Rocha de França
  • Paulo Cézar Souza

Resumo

Conteúdos programáticos na área ambiental são comuns no ensino médio atual, principalmente junto às disciplinas das ciências exatas e naturais, mas o tema Qualidade do Ar, ainda é pouco abordado em nível médio, assim torna-se fundamental a disseminação de conhecimento científico, através de projetos de educação ambiental e cientifica. O objetivo geral deste trabalho foi divulgar junto a escolas de Ensino Médio de Dourados conhecimentos sobre a Qualidade do Ar urbano, com destaque para a química e física ligada ao Sulfeto de Hidrogênio, as emissões desse gás e soluções ambientais existentes para mitigar o efeito deste, e também ressaltar a importância que o curso de Engenharia Ambiental tem para a sociedade nos dias atuais. O projeto foi realizado em duas escolas do munícipio de Dourados, uma estadual (Escola Estadual Professora Floriana Lopes) e uma privada (colégio Anglo Unigran) , foi atingido um número relativo de alunos (sem contar com professores), totalizando cerca 240 estudantes. Os conhecimentos desenvolvidos em pesquisas a respeito de qualidade do ar (do grupo GPAr) foram divulgados por meio de palestras e experimentos práticos de química e biologia, o conteúdo ministrado nas palestras é pouco abordado em sala de aula, assim os estudantes mostraram-se interessados em aprendê-lo, e questionar a respeito. A conscientização ambiental foi abordada de forma que os ouvintes mostraram-se adeptos a buscar maneiras de contribuir para diminuir ou mitigar os efeitos e impactos negativos causados ao meio ambiente. Os estudantes passaram a ter conhecimento também de alguma das atribuições do profissional Engenheiro Ambiental, foram realizados também experimentos químicos a eles, que passaram a compreender na prática as reações que ocorrem num problema ambiental: a chuva ácida, ressaltando a importância que essa tem para o domínio dos alunos, e também numa demonstração de solução ambiental a nível industrial: o filtro biológico. Os alunos puderam descrever seus conhecimentos atribuídos acerca do conteúdo ministrado através de um questionário discursivo, onde foi atribuída uma pontuação pelo professor da disciplina de química, as respostas foram satisfatórias demonstrando aproveitamento do conteúdo e que os alunos estavam realmente atentos aos conhecimentos passados. Por fim, o GPAr tem um papel fundamental de divulgar conhecimentos através de pesquisas, a respeito da qualidade do ar, problemas que este causa ao meio ambiente e a saúde humana e quais soluções alternativas e tecnologias existentes para mitigar o problema com enfoque nas atribuições do Engenheiro Ambiental como aquele que propõe soluções a respeito do tema e busca a melhoria continua na gestão do meio ambiente. A interação universidade e escola, trouxe conhecimentos pouco abordados aos estudantes das escolas participantes, contribuindo para educação científica destes, e também contribuindo para educação ambiental não só dos estudantes, mas também dos professores

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Rocha de França, R. S. S. S., & Souza, P. C. (2016). PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE DOURADOS-MS SOBRE A QUALIDADE DO AR URBANO. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3085

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE