ENSINANDO DIREITOS HUMANOS POR MEIO DE VALORES

Autores

  • Natália Gava Menconi
  • Alessandro Martins do Prado

Resumo

Trata-se de um projeto de extensão que tem por objetivo propagar conhecimentos sobre Direitos Humanos, utilizando-se de valores e princípios sociais consagrados no ordenamento jurídico brasileiro, bem como, promover a aproximação e interação da universidade com a comunidade local, cumprindo dessa forma com uma das funções socais da mesma. Adotou-se, para tanto, inicialmente a metodologia de um encontro mensal, que se tornou posteriormente semanal, para fins de cumprir com o cronograma submetido – tais encontros foram previamente agendados com a coordenação de uma escola municipal de Paranaíba-MS. O público alvo, também modificado para seguir as recomendações da diretoria da escola, foram crianças de em média nove anos de idade, as quais frequentam o quarto ano da instituição. Exibi gradualmente, assim, uma cartilha infantil do autor Ziraldo (Ministério de Justiça), permitindo espaços para intervenções e debates a respeito da matéria tratada; o que possibilitou maior compreensão, uma vez que os estudantes puderam complementar com exemplos de seus cotidianos e colocar questões para que os demais opinassem, para que depois ainda por meio de atividades interativas como desenhos e brincadeiras reforçassem e demonstrassem o que puderam absorver dos encontros. Ocorreram algumas dificuldades como o controle de trabalhar com crianças em uma idade de muita agitação, assim como, a exposição clara e simplificada das ideais (havendo interdisciplinaridade e multidisciplinaridade ao realizar não apenas o estudo, mas também a pratica de lecionar para que se consiga em sala de aula atingir os objetivos almejados. Interligando, assim, o estudo do direito com a experiência educação, ao lecionar o que antes fora pesquisado).Conclui-se que é, de fato, impressionante como crianças de apenas nove anos conseguem ligar questões e acontecimentos de seu dia a dia com noções básicas de Direito. E, assim, poderem compreender melhor suas obrigações e as obrigações do Estado (e seu direito de exigi-las). Muitos consideram que é de extrema importância que cada cidadão conheça seus direitos e deveres, sendo bem mais fácil que se aprenda desde pequeno, para que dessa forma, contribua para a criação de uma educação política no Brasil, a qual se encontra defasada atualmente. Recomendo, certamente, projetos de tal natureza. Na tentativa de contribuir para a formação de cidadão mais conscientes.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Menconi, N. G., & Prado, A. M. do. (2016). ENSINANDO DIREITOS HUMANOS POR MEIO DE VALORES. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3082

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE