GRANDES HISTÓRIAS: INICIANDO A CULTURA DOS DIREITOS HUMANOS COM AS CRIANÇAS DE PARANAÍBA

Autores

  • Mayrê Caniato Silva
  • Djalma Q Carvalho

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram apresentar os Direitos Humanos de forma lúdica para as crianças das séries iniciais das escolas públicas de Paranaíba. Assim, há um desenvolvimento sobre o estudo de tal tema aproximando a Universidade da comunidade. Associado a esta apresentação, há a contribuição sobre valores humanos que são essenciais na educação de toda pessoa. Para alcançar estes objetivos, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e documental através de acervo disponível na biblioteca da UEMS, unidade de Paranaíba; acervo pessoal e acervo disponível na internet. O projeto foi realizado em escolas públicas da cidade de Paranaíba, com turmas de alunos das séries iniciais. As atividades ministradas tiveram como intuito chamar a atenção de crianças de diferentes personalidades por meio de várias atividades próprias para as suas idades, tais como: dança, música, leitura, filmes, brincadeiras, entre outras. Sendo assim, os resultados foram a compreensão dos conceitos bá sicos sobre Direitos Humanos, que proporcionaram o aprendizado sobre o assunto através de atividades de todos os tipos, voltadas ao lúdico, tornando a absorção melhor. A cada encontro era perceptível a evolução dos debates, bem como, os relatos de como esses direitos eram encontrados pelas crianças na sociedade. Desta forma, percebeu-se a compreensão de tais direitos pelos alunos, através das atividades práticas e das mudanças relatadas pelos profissionais das escolas, pelos colegas, e, em alguns casos, pelos pais. Por fim, sabe-se que se a cultura dos Direitos Humanos for trabalhada desde a infância, os adultos poderão ser mais conscientes e consequentemente a sociedade pode mudar para melhor. Se desde as séries iniciais as crianças conhecerem seus direitos e deveres, também saberão quando lutar por eles. Portanto, este projeto tem sua importância quanto ao desenvolvimento do cidadão, que deve conhecer seus direitos e deveres e respeitar os direitos e deveres dos outros. Este trabalho, assim como outros, é apenas uma inserção inicial sobre os Direitos Humanos, que devem continuar a ser ministrados para estes alunos para que eles o compreendam melhor o assunto e evoluam seu pensamento de acordo com sua idade e suas experiências de vida, também para que eles dividam seus conhecimentos com seus familiares e com aqueles que mantêm contato. Assim, há uma diminuição do senso comum, que muitas vezes acaba por julgar certos fatos como incorretos por falta de conhecimento, causando muitas injustiças. 

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Silva, M. C., & Carvalho, D. Q. (2016). GRANDES HISTÓRIAS: INICIANDO A CULTURA DOS DIREITOS HUMANOS COM AS CRIANÇAS DE PARANAÍBA. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3080

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE