LITERATURA INFANTIL: UM OLHAR PARA O ENSINO BÁSICO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Leila Hiroko Kodama
  • Maria Gladis Proença

Resumo

A Língua Portuguesa tem sido considerada pelos professores um dos conteúdos mais difíceis de ser trabalhado em sala de aula, talvez pelo linguajar popular que a maioria das crianças das escolas públicas utiliza porque é assim que falam em casa. Outro fator que os professores mencionam nas pesquisas realizadas por pesquisadores nesse sentido diz respeito também ao número excessivo de alunos por sala de aula o que não permite um ensino individualizado gerando também um comportamento disperso do aluno frente as atividades propostas para possibilitar a aprendizagem da Língua Portuguesa e de outros conteúdos. Este projeto de extensão está sendo desenvolvido na Escola Municipal Vereador Albertina Pereira de Matos, em contra turno ao período do ensino regular, com a colaboração dos professores e coordenação daquela instituição, com intuito de resgatar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula e a autoestima dos alunos com dificuldade de aprendizagem. Diante dessa problemática este projeto vem oferecendo apoio pedagógico aos professores e alunos despertando assim um novo olhar para a leitura e produção de texto nos anos iniciais. O público-alvo são essas crianças que apresentam dificuldades. O atendimento às crianças e individualizado e diferenciado daquele da sala do ensino regular, usando-se de uma metodologia interdisciplinar, baseada em jogos, literatura infantis, produções de texto e materiais diferenciados conforme a necessidades de cada aluno. O resultando vem sendo positivo, por percebe-se a alegria de cada um quando descobre que podem ler e interpretar os textos oferecidos. Uma das grandes dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento do projeto é a falta de local adequado para desenvolver nosso trabalho, a falta de material pedagógico que a escola não oferece e o incentivo da família para mandar o aluno para a escola, o que acarreta para alguns alunos a frequência não assídua no projeto. Entretanto os resultados vêm sendo satisfatórios com aqueles alunos que frequenta regularmente o apoio pedagógico. Para nós os bolsistas, que trabalhamos com esses alunos, é gratificante vir o brilho no olhar de cada um por aprender a ler e entender o a norma culta da Língua Portuguesa. Para fazer a interdisciplinaridade são utilizados textos das diversas áreas de conhecimento. No texto é trabalhada tanto a interpretação, coesão de ideias, clareza, quanto às regras gramaticais da Língua portuguesa que os alunos devem dominar nessas séries. Além da recuperação da aprendizagem e da autoestima desses alunos percebe-se que projetos como este contribuem para melhor comunicação entre pais, alunos, professor regente da sala e, também com os bolsistas que desenvolvem o trabalho.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Kodama, L. H., & Proença, M. G. (2016). LITERATURA INFANTIL: UM OLHAR PARA O ENSINO BÁSICO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3074

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE