Formação Musical para a Produção de Conhecimento à Comunidade

Autores

  • José Barreto dos Santos
  • Miriam E Suzuki

Resumo

A Universidade Pública - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, em defesa dos direitos à cidadania, com qualidade e gratuidade, visa assegurar o papel de incentivadora e produtora de conhecimento humano, procura através do projeto proposto: “Formação Musical para a Produção de Conhecimento à Comunidade”, estimular de forma intencional, a materialidade do pensamento musical, através da vivência do aprendizado, conjuntamente com os profissionais da música. Nesta perspectiva que objetivamos engendrar a música nos espaços acadêmicos, visando estimular a comunidade universitária como um todo, pelo ouvir e/ou praticar a sua musicalidade. Desenvolvendo metodologias diversas, como a realização de repertórios mais elaborados, através de estudos pesquisas e experiências, como também, na promoção e participação acadêmica na Orquestra de Câmara e no Sarau da UEMS. Neste sentido, que propomos alavancar a inclusão educativa nos espaços culturais, por meio da integração musical. Seguindo esta linha de estudo, que buscamos fundamentar nossos participantes, direta e indiretamente, o olhar crítico na dinâmica da sociedade, das leis que regem o funcionamento político e econômico, suas contradições que forjam as novas formas materiais e intelectuais, que materializam o entendimento de um todo social. Como decorrência é que se estende uma proposta que busque não somente as ações temporárias, como também, trabalhar uma reflexão profunda que possamos transformar e impulsionar novos caminhos da linguagem musical. Como forma de conhecimento, criação/improvisação, diálogo e ferramenta educacional em diversos setores na sociedade civil, em especifico, ao crescimento intelectual dos sujeitos universitários.

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Santos, J. B. dos, & Suzuki, M. E. (2016). Formação Musical para a Produção de Conhecimento à Comunidade. ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3073

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)