ESCOLAS RURAIS: MAPEANDO E DIGITALIZANDO FONTES DOCUMENTAIS DE APARECIDA DO TABOADO (MS)

Autores

  • Aldierica Passioli Menezes Barros
  • A B Paes

Resumo

O presente trabalho é resultado do desenvolvimento de ação extensionista e de bolsa de extensão (PIBEX/UEMS/FUNDECT), desenvolvido no período de 2014 a 2015 e vinculado ao projeto de extensão “Arquivos Escolares no Leste de Mato Grosso do Sul”. As atividades foram desenvolvidas na cidade de Aparecida do Taboado (MS), junto ao acervo da Secretaria Municipal de Educação, digitalizando e mapeando aproximadamente 13.500 mil documentos das escolas primárias rurais desativadas da rede, num total de trinta e dois (32) instituições. Tais documentos variavam de matrículas escolares a provas de exames finais. O período da base documental compreende da década de 1970 até o ano 2000. Em termos gerais alguns dados despontaram durante a execução dos trabalhos. Por exemplo, a desistência, a frequência, e a reprovação tiveram índice muito elevado na década de 1970, embora nas décadas posteriores os índices foram diminuindo, no entanto, essas escolas continuavam a proporcionar salas de aulas multisseriadas, observando que os mesmos alunos moravam no entorno dessas instituições. O ensino foi pautado em abordagem tradicional, com professores com formação em magistério, que além do ensino eram responsáveis pela merenda e pela limpeza. Em termos gerais, as condições estruturais dessas instituições eram precárias, com ausência de carteiras, materiais didáticos etc. Por fim, o dado que desponta é o de que o fechamento das escolas em grande parte se deve à migração da zona rural para a urbana.



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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Barros, A. P. M., & Paes, A. B. (2016). ESCOLAS RURAIS: MAPEANDO E DIGITALIZANDO FONTES DOCUMENTAIS DE APARECIDA DO TABOADO (MS). ANAIS DO SEMEX, (8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3061

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE