O ENSINO DA QUÍMICA ATRAVÉS DE RECURSOS AUDIOVISUAIS
Resumo
A Química é abordada nas escolas de forma dogmática, carregada de regras, fórmulas e informações para decorar e aplicar e, portanto, entediante para a maioria dos alunos. Não é novidade que os jovens não se interessem pela Química e que tenham uma visão distorcida, chegando a considerar que essa ciência não faz parte de suas vidas. Os experimentos demonstrativos na forma de show e associados ao teatro têm todas as potencialidades para ser um veículo transmissor de conceitos científicos, através do qual a aprendizagem é feita de um a forma simples, lúdica e agradável. Além disso, possibilita o desenvolvimento pessoal, permite ampliar o espírito crítico e o exercício da cidadania e quando esses experimentos estão aliados a uma divulgação da pesquisa científica, abordada de forma basta nte simples e didática, são boas ferramentas para a desmistificação da Ciência no ensino médio . Portanto, para um bom desempenho no aprendizado de química deve-se ter uma motivação a mais, utilizando os recursos audiovisuais, com o objetivo de colocar o aluno em posição de pensar por si mesmo, colher dados, discutir ideias, emitir e testar hipóteses. As atividades foram realizadas em escolas Municipais e Estaduais localizada em Naviraí, MS, com turmas do Ensino Médio e na UEMS Unidade de Naviraí, deslocando-se os alunos das escolas até a Unidade, foram realizadas peças teatrais com demonstrações de novos experimentos químicos , com grandes efeitos visuais, juntamente com trilha sonora com o intuito de despertar o interesse e importância dos conceitos químicos. Cada experimento testou-se no laboratório da UEMS, antes de serem aplicados para os alunos. Ao decorrer das atividades aplicadas para os alunos do ensino médio, obteve -se um bom desempenho, pois, é uma forma de divulgação da Química por meio de peças teatrais com experimentos realizados que permitiu aos alunos uma elucidação da natureza das reações químicas e de que forma elas podem acontecer no nosso dia a dia.