INFLUÊNCIAS DO USO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS EM SALA DE AULA

Autores

  • Jhonathan Henrique Santos da Silva
  • Lourdes Lago Stefanelo
  • Raymundo José da Silva

Resumo

A problemática deste estudo refere-se à utilização de computadores portáteis em sala de aula, tipo de influência causam no desempenho do aluno. O objetivo principal é verificar se o uso destes aparelhos em sala de aula constitui vantagem ou desvantagem ao aprendizado do aluno. Com o método de abordagem hipotético-dedutivo e de procedimento, o estatístico, a técnica de observação direta extensiva no formato de questionário como instrumento de pesquisa estruturada, a população é de alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Dourados – MS, a amostra de 30 alunos, com uma amostragem do tipo não-probabilístico. O tempo de posse do aparelho, 46,6% dos pesquisados já faziam uso do mesmo de 1 a 5 anos; 56,5% utilizam o computador portátil por necessidade para realização de atividades escolares; 36,6% disseram utilizá-lo apenas quando o professor solicita; 40,0% usa o computador portátil para assuntos que sejam relacionados à aula; 53,3% acreditam que o uso do aparelho em sala de aula traz malefício porque, normalmente, o conteúdo acessado não é coerente com o assunto da aula; 56,6% acham que o computador traz mudanças benéficas para a aula. Os malefícios que o computador portátil poderá causar ao desempenho do aluno dependerão exclusivamente de quais ações este aluno realizará com o aparelho em sala de aula e de quando estas serão efetuadas, cabendo, assim, somente ao próprio dono da máquina, a responsabilidade por sua provável deficiência nos estudos, e não ao computador em si.

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Publicado

2015-04-01

Como Citar

da Silva, J. H. S., Stefanelo, L. L., & da Silva, R. J. (2015). INFLUÊNCIAS DO USO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS EM SALA DE AULA. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/296

Edição

Seção

CIÊNCIA E TECNOLOGIA