BRINCANDO DE CONTAR HISTÓRIAS

Autores

  • Thaize Soares Oliveira

Resumo

A arte de contar histórias é milenar, e faz uma profunda diferença em qualquer idade. Mas quando contamos histórias para crianças na fase inicial da alfabetização, abrimos espaço para uma narrativa que se baseia no imaginário de uma cultura, dessa forma a criança passa a conhecer parte da identidade cultural do meio em que vive. E através dessas histórias é possível trabalhar muitas opções, a interdisciplinaridade fica mais prazerosa e real. Assim, o contador de histórias promove ao ouvinte o encontro com a leitura e ajudar a formar no espectador um modelo de leitor mais consciente. O Projeto “Brincando de contar histórias” têm a função de promover esse encontro, da comunidade com o prazer de ouvir e contar histórias, envolvendo a leitura dramatizada, a produção textual (que têm sido um dos grandes problemas encontrados nas escolas, de uma forma geral) e as técnicas vocais. Temos como principal objetivo o progresso, não só das crianças, mas também dos professores, na área de produção e interpretação de texto, na dramatização, na ampliação do vocabulário e no estimulo do desenvolvimento de funções cognitivas fundamentais para o pensamento. A primeira etapa do projeto visa ministrar mini cursos de capacitação para os professores e após, realizar o acompanhamento com os alunos. O projeto está sendo realizado na Escola Municipal Joaquim Murtinho, com os professores do primeiro ao quinto ano, anteriormente passamos pela fase de embasamento teórico e participamos de oficinas, para neste momento repassar essas técnicas para os professores. Palavras-Chaves: Leitura. Produção. Interpretação.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Oliveira, T. S. (2015). BRINCANDO DE CONTAR HISTÓRIAS. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/247

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)