Aulas alternativas no ensino da Química

Autores

  • Andresa Brusarosco Andrade

Resumo

A educação no Brasil deve ser de qualidade; para isso, é necessário que o ensino seja tratado com maior atenção. Entre as áreas de conhecimento da educação, a Química merece destaque. O Brasil está se desenvolvendo e é necessário que os alunos tenham uma visão crítica e desenvolvam soluções para os problemas do mundo, mas isso só será possível quando os alunos aprenderem sobre o mundo no qual vivem. O objetivo do trabalho é desenvolver o raciocínio dos alunos do ensino médio da educação pública, público-alvo, para que tenham uma visão crítica e criem soluções para problemas cotidianos com os quais convivem. A Química se faz presente em todos os momentos de nossa existência, mas apenas uma pequena massa de pessoas entende sobre Química. Nossa luta, como futuros educadores, é fazer com que os alunos aprendam sobre o assunto para que possam ser cidadãos críticos e desenvolvedores de soluções. Isso acontecerá quando a Química for ensinada de forma que o aluno visualize o que acontece ao seu redor. Assim, faz-se necessário uma forma de educar alternativa, ou seja, aulas que mostrem o que acontece de forma prática, fácil e acessível, aulas que mostrem aos alunos a realidade existente dentro de suas casas. A metodologia adotada para realização das aulas implica a utilização de materiais de laboratório em sua grande maioria alternativos, como óleo, açúcar, sal, etc. Desse modo, os alunos realizam experimentos que mostram como minimizar gastos e prevenir riscos de acidentes, e aprendem uma química diferenciada e prazerosa. A Química está presente em tudo e muitas vezes é ensinada superficialmente aos alunos, os quais não aprendem sobre algo tão necessário e importante. A proposta deste trabalho é que nós, futuros professores, possamos mudar a realidade da educação, especialmente o ensino da Química, desenvolvendo aulas alternativas, de fácil entendimento, formando cidadãos críticos e aptos ao desenvolvimento da ciência. O projeto em desenvolvimento tem sido realizado com êxito; ao serem avaliados, os alunos aprenderam Química, desenvolveram a prática correta de materiais que antes não sabiam utilizar. Assim, concluímos que o resultado alcançado até o momento é satisfatório, sendo que os objetivos estão sendo alcançados.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Andrade, A. B. (2011). Aulas alternativas no ensino da Química. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/24

Edição

Seção

EDUCAÇÃO