APLICAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS EM HORTALIÇAS, VISANDO O CONTROLE PREVENTIVO DE PRAGAS NAS HORTAS DA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA APAE, NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA-MS.

Autores

  • L. F. Rocha
  • L. C. Toscano
  • R. C. R. Soares
  • R. Morando
  • A. B. Prete

Resumo

As hortaliças constituem o principal grupo de alimentos com vitaminas e sais minerais, fundamentais para a saúde do ser humano em todas suas faixas etárias. O uso de extratos de plantas pode reduzir o custo de produção da lavoura, os riscos ambientais e a dependência dos inseticidas sintéticos. Os objetivos deste trabalho são: a implantaçãodas hortaliças nas hortas da instituição filantrópica APAE, a produção de extratos vegetais para controle preventivo de pragas, divulgar a importância desse controle aos funcionários para produção de alimentos mais saudáveis e realizar oficina para os alunos da instituição. Utilizou-se extrato de nim em alface e berinjela e extrato de fumo em couve e pepino. Os extratos foram pulverizados com uma bomba costal de acionamento manual e os resultados foram comparados visualmente. Realizou-se uma palestra sobre Métodos Alternativos de Controle de Pragas em Hortaliças, visando à interação da comunidade com a universidade. Pode-se observar que o extrato de nim teve maior aceitação pelo funcionário da APAE responsável pela horta do que o extrato de fumo, pois os resultados obtidos estimularam o uso do extrato natural nas hortaliças. Realizou-se o treinamento do funcionário da APAE, orientando-o quanto ao preparo e aplicação adequados dos extratos.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Rocha, L. F., Toscano, L. C., Soares, R. C. R., Morando, R., & Prete, A. B. (2015). APLICAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS EM HORTALIÇAS, VISANDO O CONTROLE PREVENTIVO DE PRAGAS NAS HORTAS DA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA APAE, NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA-MS. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/236

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE