ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA TENGATUÍ MARANGATÚ

Autores

  • Vanessa Rodrigues de Oliveira Alencar
  • Sandra Espíndola

Resumo

Considerando que é preciso despertar o domínio das várias modalidades da língua nos educandos, para que tenham a capacidade de entender essa língua em seus diferentes aspectos, como a oralidade, a interpretação, a gramática e a produção textual, e orientando esse saber para a efetiva realização da comunicação e da criticidade nosso propósito com esse projeto foi justamente propor um ensino de língua na perspectiva da interação social, do domínio das várias modalidades da língua e suas funções, na sala de alfabetização da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na Aldeia Jaguapiru da Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa. Esse projeto visa a auxiliar o docente que, num trabalho solitário atende crianças, não só em processo de alfabetização, mas também àquelas que estão em séries mais adiantadas e cujas dificuldades com a língua escrita e falada são evidentes. Trata-se de uma sala de reforço oferecida pela própria escola que faz parte do projeto “Programa de Acompanhamento Escolar” – PAE, que recebe crianças do primeiro ao quinto ano das séries iniciais. O trabalho se realiza duas vezes por semana no período matutino, sendo que os outros dias são para organizar e planejar as aulas e estudar os subsídios teóricos necessários. Esse trabalho se justifica tanto pelo fato de ser apenas uma professora por turma, isso dificulta o atendimento eficaz às crianças, quanto pelo fato de o(a) acadêmico(a) de graduação necessitar dessa experiência em sala de aula, e o resultado positivo desse trabalho já vem sendo notado não apenas na oralidade das crianças, mas também na leitura e na produção escrita delas.

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Publicado

2015-04-01

Como Citar

Alencar, V. R. de O., & Espíndola, S. (2015). ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA TENGATUÍ MARANGATÚ. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/235

Edição

Seção

EDUCAÇÃO