A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NA ARTE DE JORAPIMO: UMA INSERÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Waldilene Galeano
  • Carla Villamaina Centeno

Resumo

Esta proposta de extensão nasceu da necessidade de unir a arte com o estudo do espaço regional. Provém da constatação de uma pesquisa realizada por membros do Grupo de pesquisa da UEMS, GEPSE, de que o manual didático é o único instrumento utilizado em sala de aula e por isso pretende inserir práticas que privilegiem recursos pedagógicos significativos como, por exemplo, a arte no ensino de geografia de uma escola. Nesse momento, estamos realizando estudos coletivos sobre a arte universal e regional e ao mesmo tempo levantando artistas mais significativos da arte sul-mato-grossense para trabalhar nas escolas. Estamos na fase de estudos. Num segundo momento, iremos trabalhar com alunos de uma escola pública auxiliados pelos professores de artes e geografia. Construímos a história a partir de cada obra de arte examinada estabelecendo conexões e relações entre outras obras de arte e outras manifestações culturais. Diante deste quadro justifica-se o projeto “A Representação do Espaço na Arte de Jorapimo: uma inserção na Escola” dada a importância desse artista no cenário nacional e internacional. Ele foi um dos artistas mais consagrados do nosso estado, nasceu em Corumbá em 1937 e começou a pintar na década de 1950. Jorapimo consegue transformar o cotidiano em maravilhas. É o artista que pinta olhando o seu interior,pinta com alma e o coração não dando importância em ser ou não reconhecido, e isso é o pensamento de um artista que usa os seus sentimentos ao pintar ou criar seus trabalhos.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Galeano, W., & Centeno, C. V. (2015). A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NA ARTE DE JORAPIMO: UMA INSERÇÃO NA ESCOLA. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/226

Edição

Seção

EDUCAÇÃO