A QUEDA DO MURO ENTRE O JOVEM E O PRAZER DA LEITURA
Resumo
No estágio supervisionado do Ensino Fundamental e Médio notamos que boa parte dos alunos não se interessapela literatura. Este trabalho tem como proposta oferecer uma atividade sobre o conto brasileiro aos alunos
das duas últimas séries do Ensino Fundamental e aos do Ensino Médio, já que este tipo de narrativa é pouco
trabalhada se compararmos com a ênfase que se dá ao romance. Essa atividade propõe a leitura de escritores
contemporâneos, pouco estudados, uma vez que o Ensino Médio privilegia os cânones da literatura brasileira
e portuguesa. Pretendemos ainda levar o aluno a entender que a literatura atende a uma necessidade humana,
a de fcção e fantasia, e que os temas explorados nas narrativas são recorrentes no dia-a-dia do ser o que
consiste numa forma de estimular o prazer da leitura em crianças e adolescentes, uma vez que estes podem se
identifcar com aquilo que lêem. Sabemos também da difculdade do professor em trabalhar com a disciplina
de literatura, uma vez que os alunos lêem pouco ou nada e que o prazer muitas vezes aparece dissociado
da obrigatoriedade da leitura. O conto foi o gênero literário escolhido exatamente por se enquadrar numa
categoria de narrativa breve, o que possibilita a leitura individual e em grupo, num curto espaço de tempo,
seguida de estudo e discussão. Após uma breve apresentação biobibliográfca do autor, é feita a leitura de
um texto selecionado e, em seguida, abre-se para a discussão em grupo onde cada um opina sobre a temática
abordada pelo autor.
Downloads
Publicado
2015-04-01
Como Citar
Alves, J., & Queiroz, M. H. de. (2015). A QUEDA DO MURO ENTRE O JOVEM E O PRAZER DA LEITURA. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/216
Edição
Seção
CULTURA