A QUEDA DO MURO ENTRE O JOVEM E O PRAZER DA LEITURA

Autores

  • Joyce Alves Maria Helena de QUEIROZ (UEMS)
  • Maria Helena de Queiroz

Resumo

No estágio supervisionado do Ensino Fundamental e Médio notamos que boa parte dos alunos não se interessa
pela literatura. Este trabalho tem como proposta oferecer uma atividade sobre o conto brasileiro aos alunos
das duas últimas séries do Ensino Fundamental e aos do Ensino Médio, já que este tipo de narrativa é pouco
trabalhada se compararmos com a ênfase que se dá ao romance. Essa atividade propõe a leitura de escritores
contemporâneos, pouco estudados, uma vez que o Ensino Médio privilegia os cânones da literatura brasileira
e portuguesa. Pretendemos ainda levar o aluno a entender que a literatura atende a uma necessidade humana,
a de fcção e  fantasia, e que os  temas explorados nas narrativas  são  recorrentes no dia-a-dia do  ser o que
consiste numa forma de estimular o prazer da leitura em crianças e adolescentes, uma vez que estes podem se
identifcar com aquilo que lêem. Sabemos também da difculdade do professor em trabalhar com a disciplina
de  literatura, uma vez que os alunos  lêem pouco ou nada e que o prazer muitas vezes aparece dissociado
da obrigatoriedade da  leitura. O  conto  foi o gênero  literário  escolhido  exatamente por  se  enquadrar numa
categoria de narrativa breve, o que possibilita a leitura individual e em grupo, num curto espaço de tempo,
seguida de estudo e discussão. Após uma breve apresentação biobibliográfca do autor, é  feita a  leitura de
um texto selecionado e, em seguida, abre-se para a discussão em grupo onde cada um opina sobre a temática
abordada pelo autor.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Alves, J., & Queiroz, M. H. de. (2015). A QUEDA DO MURO ENTRE O JOVEM E O PRAZER DA LEITURA. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/216

Edição

Seção

CULTURA