A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ÓTICA INFANTIL: UMA PROPOSTA DE ARTE- EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO

Autores

  • Cíntia da Silva Correa
  • Francisco Carlos Espíndola Gonzalez

Resumo

O presente estudo apresenta as ações desenvolvidas no Projeto de Extensão na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura, município de Coxim-MS, com um grupo de vinte e três alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, período Matutino nas aulas de Artes. A cidade de Coxim-MS, considerada Portal do Pantanal, enfrenta um grave problema, a geração exacerbada de resíduos sólidos. Nesse contexto, a escola como formadora de cidadãos deve se transformar em pólo cultural ecológico na promoção desse sujeito ecológico e assim se desenvolverá um sujeito capaz de refletir sobre suas ações e desenvolver práticas que fará com que a vida do homem no planeta seja sustentável. A obtenção dos dados é subsidiada pela Pesquisação, tendo por objetivo estimular a percepção ecológica dos alunos por meio de aulas temáticas com uso de gibis, poesias, oficina e filmes. Os dados serão analisados sob a égide de Vygotsky e da Teoria da Representação Social. Sendo assim, a consolidação da prática pedagógica dar-se-á por meio da Arte-educação contribuindo na compreensão e consolidação de um sujeito ecológico. O presente Projeto de Extensão promove condições para reflexões críticas, a partir dos educandos sobre a condição e condução dos resíduos sólidos, a necessidade de organização social e a valoração fundamental dos recursos naturais não renováveis, e a promoção de soluções que contribua para o Desenvolvimento Sustentável.

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Publicado

2015-04-01

Como Citar

Correa, C. da S., & Gonzalez, F. C. E. (2015). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ÓTICA INFANTIL: UMA PROPOSTA DE ARTE- EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/211

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

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