Brincando de fazer Ciências

Autores

  • Luzia Barbosa Pereira
  • MÍrian Xavier
  • Roseli Rocha
  • Sheila Alves Pessoa
  • Willian Oliveira da Silva Santos

Resumo

O ensino de Ciências na sala de aula geralmente acontece na forma de depósito de informações e descrições, o que resulta numa aprendizagem memorística e pouco eficaz, embora se saiba que a educação hoje exige maiores reflexões sobre os conteúdos ensinados e, principalmente, formas e estratégias diferenciadas sobre como ensinar. O professor de Ciências, além de precisar fazer de sua aula uma atividade interessante, tem pouco tempo disponível para a elaboração de atividades práticas, carece de falta de materiais didáticos na escola e necessita de ferramentas educacionais. Contudo, poucos professores reconhecem outras dificuldades, como a insegurança resultante de uma formação precária que recebem e a falta de uma formação continuada. Na tentativa de sanar as falhas detectadas pelos acadêmicos durante a realização do Estágio Curricular supervisionado de Ciências nas Escolas, propõe-se capacitar professores da Rede Municipal e Estadual do município e do entorno de Ivinhema-MS para desenvolver atividades práticas de laboratório relacionadas aos conteúdos do ensino fundamental. O trabalho será desenvolvido na forma de atividades práticas entre experimentos simples de baixo custo e jogos, que no próximo semestre serão repassados aos professores. Essas atividades somam 59 experimentos que estão sendo montados no laboratório de Ensino de Ciências na Unidade Universitária de Ivinhema-MS, onde acontecerão os encontros semanais. Constituem ferramentas muito ricas, de fácil execução e que não necessitam de materiais dispendiosos para sua confecção, envolvendo fundamentação teórica e protocolo de cada prática para transmissão de conhecimento na área de Ciências, indicando caminhos aos professores para superar as dificuldades e facilitando a aprendizagem dos alunos, uma vez que são experimentos simples e que poderão ser desenvolvidos facilmente dentro da própria sala de aula, acreditando que a mudança de metodologia influencia na participação do aluno.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Pereira, L. B., Xavier, M., Rocha, R., Pessoa, S. A., & Santos, W. O. da S. (2011). Brincando de fazer Ciências. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/207

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)