Espaço de interação para encantar e despertar vocações.

Autores

  • Edineia da Silva Freitas
  • Raquel Marques Ribeiro

Resumo

Os projetos de extensão “Contar e encantar com contos” e “Roda de conversas vocacionais” têm como temática a educação escolar inclusiva de pessoas com deficiência. Ambos executam ações desenvolvidas pelo projeto “Espaço aberto aos cidadãos com deficiência”, realizado em parceria MEC/UEMS. Os projetos buscam facilitar a interação de pessoas com diferentes tipos de deficiência, considerando as habilidades das mesmas, e não apenas trabalhando a superação das deficiências. As atividades são realizadas mensalmente com todos os cidadãos com deficiência, seus amigos e familiares. Têm como público-alvo pessoas com deficiência ligadas à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), das escolas públicas de Paranaíba e da comunidade em geral. Como resultado das ações, as pessoas estão conseguindo desenvolver a linguagem oral, o amor pela arte e o gosto pela leitura, além de terem a oportunidade de conhecer as profissões que os cursos de graduação do município de Paranaíba lhes oferecem. Desse modo, os cidadãos com deficiência também têm a oportunidade de ouvir e interagir com estudantes dos diferentes cursos de graduação ofertados na cidade por Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, tendo momentos em uma roda de conversas sobre diferentes profissões. São projetos que visam o despertar das habilidades dos cidadãos com deficiência, considerando suas dificuldades. Essas pessoas não podem mais viver à margem de nossa sociedade; elas têm que ser aceitas e inclusas com os direitos inerentes a todos os cidadãos, visto que, na maior parte dos casos, elas são segregadas e ninguém acredita em seu potencial. Por isso a necessidade de projetos que busquem facilitar a inserção destas pessoas na sociedade.

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Publicado

2011-05-24

Como Citar

Freitas, E. da S., & Ribeiro, R. M. (2011). Espaço de interação para encantar e despertar vocações. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/205

Edição

Seção

EDUCAÇÃO