PRODUÇÃO DE RAINHAS DE Apis mellifera E GELÉIA REAL

Autores

  • Carlos Aparecido Ferreira Barbosa
  • Gustavo Haralampidou da Costa Vieira
  • Wagner da Paz Andrade

Resumo

O êxito na atividade apícola depende diretamente do aprimoramento das técnicas de exploração e manejo das colméias. Dentre as técnicas, pode-se citar o controle de enxameações, a migração de colméias, a seleção de abelhas produtivas, a substituição anual de rainhas e por fim, a seleção de rainhas visando linhagens de acordo com o interesse do apicultor. Em relação à seleção de rainhas, deve-se ressaltar que esta casta corresponde à mãe de todas as abelhas da colméia, sendo, portanto, responsável pelo equilíbrio populacional da mesma. Quando jovem, a rainha apresenta melhor desempenho, e tendo boa procedência oferecerá muitas vantagens, tais como maior capacidade de postura, que resultará no desenvolvimento de colméias populosas e produtivas, menor índice de nascimento de zangões, diminuição do instinto de enxameação, além de menor agressividade. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fornecer aos apicultores do município de Cassilândia e região, o aprimoramento das técnicas usadas na produção de rainhas e exploração de geléia real, produto muito cotado no mercado. Durante o ano de 2008 foram oferecidos dois cursos sobre o tema, onde vinte apicultores conheceram todas as técnicas usadas atualmente. Este fato refletiu diretamente na produtividade das colméias, colocando o município em primeiro lugar de produtividade de mel no Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados satisfatórios têm despertado o interesse de um número cada vez maior de pequenos e médios produtores rurais pela atividade apícola.

Downloads

Publicado

2011-06-02

Como Citar

Barbosa, C. A. F., Vieira, G. H. da C., & Andrade, W. da P. (2011). PRODUÇÃO DE RAINHAS DE Apis mellifera E GELÉIA REAL. ANAIS DO SEMEX, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/196

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>