OFICINAS DE CINEMA
Resumo
Destacamos, neste trabalho, a utilização de vídeos educativos e demais produções cinematográficas para o ensino de História no Ensino Médio. Vivemos uma época na qual a leitura de imagens, da interpretação de signos visuais tornou-se uma necessidade, e os meios imagéticos passaram a ferramentas extremamente interessantes para o ensino. Decodificar imagens, com o intuito de análise, é trabalho que requer percepção sobre o objeto imagético, para tanto é preciso aprender não só selecionar os vídeos de acordo com as possibilidades de entendimento, mas também promover momentos de discussão sobre todos os aspectos da sua produção. A seleção dos títulos pressupõe um trabalho de equipe, visto que o ensino de História deve ser feito de forma integrada. A proposta deu início à discussão acerca do aproveitamento das imagens no ensino, e também estabeleceu critérios para desenvolver a crítica externa e interna do vídeo a ser reproduzido, priorizando a análise dos conteúdos objetivos das imagens, e induzindo à percepção dos conteúdos implícitos, presente nas entrelinhas das produções selecionadas. Até o momento os resultados tem sido instigantes, propiciando percepção dos envolvidos sobre a indústria cinematográfica e sua interrelacão com a atividade humana. Desta forma tem sido possível instigar o gosto dos alunos do Ensino Médio pela disciplina de História, e possibilitar aos acadêmicos do curso de História e professores participantes o desenvolvimento de práticas de ensino diferenciadas que envolvam os meios imagéticos e, consequentemente, a indústria cinematográfica.Downloads
Publicado
2011-01-21
Como Citar
Fachin, V. S. (2011). OFICINAS DE CINEMA. ANAIS DO SEMEX, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/191
Edição
Seção
CULTURA