O IMAGINÁRIO SÓCIO-CULTURAL INFANTIL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE COXIM/MS

Autores

  • Alessandra dos Santos Gomes
  • Francisco Carlos Espíndola Gonzalez

Resumo

Este estudo apresenta a primeira etapa em que se encontra o Projeto de Extensão Universitária, desenvolvido com 23 alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Padre Nunes, durante as aulas de Arte. O Projeto de Extensão, embasado na pesquisa-ação, promove, por meio de reflexões, as questões ambientais e a articulação de uma consciência entre os alunos em 12 horas/aula. Esse despertar topofílico advindo do imaginário infantil promove, assim, uma responsabilidade ambiental na tomada de soluções que visem melhores condições de qualidade de vida. Para tanto, partindo de uma perspectiva dinâmica, promove também a interação entre educador e educando por meio de aulas temáticas. A princípio, foi proposta uma sensibilização e conscientização por meio de atividades lúdicas, com aulas temáticas, promovendo o interativo-reflexivo próprio da pesquisa-ação. Essa ação pedagógica buscou promover e incentivar a transformação da escola como polo cultural ecológico na promoção do sujeito ecológico. A obtenção dos dados para posterior análise foi realizada por meio de questionários, elaboração de textos. Estas atividades foram estimuladas por filmes, gibis, poesia e oficina para a efetivação da brinquedoteca. As concepções serão analisadas e interpretadas sob a ótica de Vygotsky, promovendo a representação do mundo- vida advinda do imaginário infantil, demonstrando a escola e a sua participação como polo cultural ecológico.

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Publicado

2011-06-03

Como Citar

Gomes, A. dos S., & Gonzalez, F. C. E. (2011). O IMAGINÁRIO SÓCIO-CULTURAL INFANTIL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE COXIM/MS. ANAIS DO SEMEX, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/189

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE