A INFLUÊNCIA DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA BUSCA DE PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II PELOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Débora Cristina Prado Freitas
  • Luzimeire Santos Teixeira

Resumo

O presente projeto aborda sobre a influência das questões de gênero na busca de pacientes diabéticos tipo II pelos serviços de saúde. Este trabalho se faz necessário para proporcionar orientação sobre o diabetes aos pacientes do sexo masculino que têm menos acesso ao serviço de saúde. Objetivamos localizar os pacientes diabéticos do sexo masculino, realizar orientações a esses pacientes sobre as questões gerais do diabetes (sintomas, controle, complicações) e identificar se há motivos que interferem a busca dos pacientes diabéticos pelo serviço de saúde. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com abordagem qualitativa, tendo o gênero como eixo teórico. O trabalho está sendo desenvolvido no município de Dourados/MS nas áreas da Estratégia de Saúde da Família das quais foram visitados até o momento, 20 pacientes diabéticos residentes nas áreas Jardim Maracanã, Carisma, Vila Vieira, Vila Industrial, Chácaras Caiuás, Vila Indio. Orientou-se sobre o diabetes e os cuidados. Foi aplicado questionário de oito questões abertas a respeito da saúde do homem e do diabetes, para verificar a busca de pacientes diabéticos pelos serviços de saúde. Os resultados mostram que a maioria não procura o serviço de saúde por trabalhar; acreditam que as ESF são mais visitadas por mulheres do que por homens e que os homens são acomodados. Quanto ao diabetes, percebeu-se que os homens desconhecem alguns sintomas, e que utilizam outras formas de tratamento, alem das medicações farmacêuticas. Além disso, fazem pouco acompanhamento do nível do diabetes, fazendo-se necessário maior orientação sobre o assunto.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Como Citar

Freitas, D. C. P., & Teixeira, L. S. (2011). A INFLUÊNCIA DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA BUSCA DE PACIENTES DIABÉTICOS TIPO II PELOS SERVIÇOS DE SAÚDE. ANAIS DO SEMEX, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/146

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO