A PERCEPÇÃO ECOLÓGICA INFANTIL DA CONDIÇÃO E CONDUÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE COXIM – MS

Autores

  • Cintia da Silva Correa
  • Francisco Carlos Espíndola Espíndola Gonzalez

Resumo

RESUMO: O trabalho tem por objetivo apresentar partes das ações de Extensão Universitária na cidade de Coxim-MS. Atualmente, a cidade possui o grave problema de geração exacerbada dos resíduos sólidos, aproximadamente, 22.000 kg diários com uma população 32.767, segundo o censo demográfico. Diante dessa problemática, na busca de solução para a questão socioambiental, segundo estudos recentes, a coleta seletiva é uma das formas de se obter resultados para tal problema impactante ao Meio Ambiente. Nessa busca de sensibilizar e conscientizar para esse fator agravante nesta cidade participa a Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura, com 21 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. As ações pedagógicas junto aos alunos foram difundidas através da Pesquisa-ação durante as aulas de Arte. Os temas foram disseminados em aulas-temáticas, abordando os problemas de crise do Meio Ambiente, demonstrando a atual sociedade e sua inter-relação topofilica com os elementos da natureza. A obtenção de dados ocorreu em aplicação de questionários, elaboração de texto e desenhos, reapresentando as concepções advindas do imaginário infantil dos alunos estimuladas por filme, gibis, poesia e oficina. As concepções representativas serão posteriormente analisadas e interpretadas sob a ótica de Vygotsky, demonstrando assim o mundo-vida, a topofilia do imaginário infantil e a atual sociedade. Destarte, a escola deve estruturar-se como polo cultural ecológico na busca de um sujeito ecológico e a cultura pantaneira.

Downloads

Publicado

2011-06-03

Como Citar

Correa, C. da S., & Gonzalez, F. C. E. E. (2011). A PERCEPÇÃO ECOLÓGICA INFANTIL DA CONDIÇÃO E CONDUÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE COXIM – MS. ANAIS DO SEMEX, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/140

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)