A Física Moderna no Ensino Médio: proposta de ensino através do uso de computador

Autores

  • Fernando Pereira Teixeira de Carvalho

Resumo

Introdução: Muitos trabalhos referentes a metodologias alternativas para o Ensino de Ciências, principalmente a partir da última década, têm sido publicados nas principais revistas de Educação. Com a intenção de contribuir também com essa linha de investigação, neste trabalho relatamos uma experiência de ensino de Física Moderna que tivemos em um curso usando imagens e animações feitas em computador para alunos do Ensino Médio. Objetivos: Pretendemos, neste projeto, motivar os alunos ao estudo da Física Moderna para melhor compreensão de fenômenos da natureza. Metodologia: Foi ministrado um curso sobre Física Moderna de 12 horas, na própria escola de Educação Básica, através do uso de animações (simulações) e figuras feitas no computador e muita discussão. Ao final do curso, os alunos responderam a um questionário sobre o interesse pela área. Principais Resultados: Quase 54% dos alunos responderam que gostariam de aprofundar o conteúdo em nível mais avançado, fato raro em se tratando de teoria pertencente à física. Além disso, parte significativa daqueles que afirmaram não se interessar por outros cursos, assim o responderam devido à grande dificuldade de compreensão da matéria em cursos tradicionais; como não era o caso deste, 46% acharam-no muito interessante. Conclusões: Os dados de nosso curso nos motivaram a elaborar outros cursos em Escolas de Ensino Básico. Apesar de alguns alunos (a minoria) terem respondido que o aspecto desagradável da disciplina é que ela é muito difícil, a grande maioria das propostas já praticadas de ensino não tradicional apresenta resultados promissores, atraindo muitos estudantes para estudos mais aprofundados.

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Publicado

24/05/2011

Como Citar

de Carvalho, F. P. T. (2011). A Física Moderna no Ensino Médio: proposta de ensino através do uso de computador. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/14

Edição

Seção

EDUCAÇÃO