A INCLUSÃO DOS PNEs: UM DESAFIO PARA A UEMS

Autores

  • Amélia Leite de Almeida
  • Ana Paula Oliveira e Fernandes Colzani
  • Fábio Rodrigues Borges
  • Rogério Ferreira da Silva

Resumo

A luta pelo processo de inclusão de PNEs (pessoas com necessidades especiais) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS é uma realidade que exige mudanças. Atualmente)a instituição vem desenvolvendo ações que visam)a Inclusão de PNEs, com o objetivo de efetivar um espaço para a reflexão da comunidade acadêmica sobre o desafio da implementação das políticas de inclusão das pessoas com necessidades especiais, buscando assim minimizar as barreiras atitudinais, promovendo a permanência dessas pessoas no âmbito da universidade e tambem nos diversos espaços sociais. Neste sentido, apresenta-se uma pesquisa sobre a inclusão de acadêmicos com necessidades especiais no ensino superior, cujo objetivo foi mapear a inclusão dos alunos com deficiência nas 15 Unidades Universitárias, bem como analisar e problematizar as representações e discursos sobre os sujeitos incluídos, seus direitos, suas demandas e sua presença nas unidades desta instituição. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionário aplicado aos gestores de todas as unidades da UEMS. Também foram realizadas palestras e oficinas, visando discutir as políticas públicas para (a) democratização dos espaços acadêmicos, a partir de um diagnóstico da realidade, com a identificação das dificuldades demandadas pelos alunos, priorizando assim assessorias e suportes necessários, para que nossos estudantes tenham acesso a esse processo de ensino e aprendizagem com sucesso. Neste trabalho buscamos refletir sobre o papel social da universidade na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, garantindo o acesso e permanência destes alunos na instituição. Percebemos alem das barreiras arquitetônicas, as barreiras atitudinais devem ser melhores focadas, por meio de ações inclusivas com o intuito de instrumentalizar a comunidade acadêmica para a inclusão educacional e social das PNEs.

Downloads

Publicado

2011-05-31

Como Citar

de Almeida, A. L., Colzani, A. P. O. e F., Borges, F. R., & da Silva, R. F. (2011). A INCLUSÃO DOS PNEs: UM DESAFIO PARA A UEMS. ANAIS DO SEMEX, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/138

Edição

Seção

DIREITOS HUMANOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)