Reforço de Matemática.

Autores

  • Barbara Freires Ferreira
  • Valdilene Gomes

Resumo

O Projeto de Reforço de Matemática é desenvolvido numa instituição que atende, em grande parte, a crianças que frequentam escolas públicas. Este projeto tem como objetivo proporcionar a essas crianças a possibilidade de ter um reforço na disciplina de Matemática. O reforço é desenvolvido por meio de jogos matemáticos e atividades que envolvam o raciocínio; um exemplo é a implantação do jogo de xadrez nas aulas. As aulas são ministradas de forma expositiva, de forma que os conhecimentos adquiridos pelos alunos sejam colocados em prática através dos jogos didáticos. No decorrer do desenvolvimento do projeto, foi possível detectar muitas dificuldades apresentadas pelos alunos, porém estas dificuldades, aos poucos, estão sendo sanadas. Foi possível proporcionar aos alunos alguns conhecimentos matemáticos de forma diferenciada do habitual; com isso, foi possível contribuir para a aprendizagem desses alunos, desenvolver seu raciocínio e conscientizá-los da importância do conhecimento matemático para o desenvolvimento da sociedade. Durante o desenvolvimento deste projeto, os alunos participantes melhoraram em 90% seu desempenho nas aulas de Matemática. Foi possível notar que os alunos aprenderam a gostar da disciplina de Matemática, já que o projeto visa uma aprendizagem significativa. Desse modo, o projeto contribui para salientar a aprendizagem matemática adquirida na escola em que estudam, possibilitando sanar as dúvidas desses alunos. Portanto, considera-se muito importante este projeto para o desenvolvimento da educação matemática, visto que o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática reflete-se na alma do educando a cada dia que passa. Enfim, devemos continuar com estes projetos, pois eles serão de muita utilidade para o futuro do aluno.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Ferreira, B. F., & Gomes, V. (2011). Reforço de Matemática. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/124

Edição

Seção

EDUCAÇÃO