Reforçando o ensino de Matemática no Ensino Fundamental.
Resumo
Devido às dificuldades no aprendizado da disciplina de Matemática apresentadas por alunos da educação básica do 6.º ao 9º ano, este trabalho destina-se a suprir estas deficiências e despertar o interesse do aluno, motivando-o a ter um melhor desempenho nessa disciplina. Foram desenvolvidas atividades por séries, sendo ministradas aulas expositivas e utilização de material de apoio, tais como jogos elaborados de acordo com o conteúdo apresentado. O projeto acontece com uma parceria com a rede municipal de ensino de Cassilândia. Utilizamos espaço físico de três escolas para atendermos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Este projeto atende aproximadamente cem alunos dessas três escolas públicas da cidade de Cassilândia: o Centro Municipal de Educação Ilma Costa, Escola Municipal Adriele Barbosa Silva e Escola Municipal Amim José. As duas primeiras escolas situam-se em bairros periféricos e a última no centro. O projeto tem dado oportunidade aos acadêmicos do Curso de Matemática da Unidade de Ensino de Cassilândia de conhecerem a realidade das escolas públicas e contribuírem com o seu conhecimento em aulas de reforço de Matemática, para que possam ganhar experiência e vivenciar mais de perto a sua futura profissão, colaborando com as escolas em uma parceria que se faz necessária em virtude das dificuldades enfrentadas pelos alunos das escolas na aprendizagem de Matemática. Observamos que, no início, os acadêmicos apresentavam mais dificuldades em trabalhar com os alunos, mas com o passar dos dias a relação entre eles e as escolas passaram a ocorrer de forma mais natural, sempre buscando fortalecer o interesse pelo aprendizado da Matemática. Percebemos a necessidade e a importância desse tipo de projeto, pois a realidade das escolas, em relação ao ensino e à aprendizagem de Matemática é assustadora. Os alunos que são atendidos pelo projeto são alunos de classe média e baixa com grandes problemas de aprendizagem de conceitos matemáticos básicos. A partir do atendimento no projeto, começamos a perceber uma pequena mudança, eles ficam mais à vontade em falar dos conceitos em que têm mais dificuldades e tentamos reforçar essa parte. Percebemos, a cada dia, a necessidade que a comunidade tem de projetos dessa natureza.Downloads
Publicado
2011-05-23
Como Citar
Rodrigues, E. R., de Araújo, I. C., Macedo, K. B., Bezerra, M. dos S. P., de Souza, N. F., & da Silva, N. C. F. (2011). Reforçando o ensino de Matemática no Ensino Fundamental. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/123
Edição
Seção
EDUCAÇÃO