A atuação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas na Escola Municipal Professor Sideney Carlos Costa, Ivinhema-MS.

Autores

  • Camila Fernanda da Silva
  • Magali Gorete da Silva Magri

Resumo

A Unidade Universitária da UEMS em Ivinhema forma, anualmente, licenciados em Ciências Biológicas que se têm destacado em concursos públicos, no ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu e em atuações profissionais diversas. Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação do município de Ivinhema, de incluir as escolas municipais em projetos da Universidade, este objetivou incentivar a atuação de nossos acadêmicos na rede educacional do município, inserindo-os nas atividades cotidianas de uma escola, neste caso a Escola Municipal Sideney Carlos Costa. Os acadêmicos atuaram auxiliando o professor no preparo de atividades, principalmente em conteúdos relacionados à disciplina de Ciências, e também ministrando alguns temas na forma de palestras e organizando visitas à Unidade, colaborando com a criação/estreitamento do vínculo escola pública/universidade. O projeto propiciou a todos os envolvidos uma melhoria de conhecimentos: aos professores e alunos informações atualizadas, principalmente, dos conteúdos de ciências, e aos graduandos experiência na prática da docência e maior dedicação aos estudos dos conteúdos de ciências e biologia. Quanto à visita monitorada na Unidade, no que diz respeito às práticas realizadas nos laboratórios, exibição de filme sobre a natureza e visitação ao horto medicinal, podemos dizer que os objetivos foram alcançados, pois foi possível demonstrar a importância da vida em diferentes situações, mostrar que não somos tão diferentes dos outros seres, quais suas funções na vida como agentes biológicos de regulação e preservação da natureza e que cada indivíduo pode colaborar mudando sua própria atitude no dia-a-dia para que todos possam ter uma vida saudável e o meio ambiente preservado. Os acadêmicos funcionaram como o elo entre a Universidade e a Escola Municipal, levando atualidades, pesquisando temas que ainda não estão nos livros didáticos e enriquecendo as aulas expositivas dos professores. Espera-se, enfim, que esta prática também contribua com a formação dos universitários, acrescentando vivência escolar em seu cotidiano acadêmico e proporcionando-lhes o exercício do diálogo, pois o conhecimento científico contribui efetivamente para a ampliação da capacidade de compreensão e atuação no mundo em que vivemos.

Downloads

Publicado

2011-05-23

Como Citar

da Silva, C. F., & Magri, M. G. da S. (2011). A atuação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas na Escola Municipal Professor Sideney Carlos Costa, Ivinhema-MS. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/12

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)