Planejando a Educação Infantil que queremos

Autores

  • Almerinda Maria dos Reis Vieira Rodrigues
  • Carolina Araújo Leite
  • Ericsson Tadashi Miagusko de Oliveira
  • Michele Reiko Miagusko de Oliveira Beloto

Resumo

Traçar caminhos que possibilitem o encontro do olhar infantil com o adulto, tendo como objeto de referência a Instituição de Educação Infantil, não é tarefa fácil. É necessário reconhecer as diferenças individuais de cada sujeito que integra o grupo e que constituem um conjunto diferenciado, com características próprias e objetivos comuns. Será a partir do planejamento que se efetivarão ações que nortearão a trajetória educativa, sendo que esta deverá convergir atividades que favoreçam à criança viver experiências ricas e de seu interesse, promovendo o acesso a diferentes linguagens, possibilitando que esta atue com autonomia e liberdade de expressão, interagindo com os colegas de forma cooperativa e solidária, trabalhando com o conhecimento do meio cultural, reconstruindo, reelaborando significados que lhe são transmitidos, sem que o cuidar se perca de vista. Desta forma, de maneira dialógica, o projeto busca possibilitar vivenciar teoria e prática no que se refere ao planejamento nas instituições que atendem a primeira infância. O planejamento em instituições voltadas para a primeira infância requer, inicialmente, reflexão sobre as funções da instituição de educação infantil e o papel dos profissionais que nela atuam. Desta forma, este projeto busca identificar, a partir do diálogo com seus participantes, alternativas que possibilitem a transformação do dia-a-dia nas instituições de Educação Infantil, na medida em que aproxima a universidade da comunidade. As ações foram desenvolvidas no município de Maracaju-MS, tendo como público-alvo os profissionais que atuam na Educação Infantil. Foram realizadas oficinas, tendo como norte a compreensão de que o planejamento não se restringe apenas ao trabalho de sala de aula, mas deve levar em consideração a análise do contexto e sua aplicabilidade para reflexão junto ao grupo envolvido. Evidenciou-se a necessidade de rever concepções de educação, teorias de aprendizagem, fundamentos e metodologias. Conclui-se que a aproximação da universidade favorece oportunizar alternativas que possibilitem a transformação do dia-a-dia nas instituições de Educação Infantil para que profissionais que atuam nesta etapa da Educação Básica possam exercer o educar e cuidar de forma equilibrada e coerente em sua comunidade.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Rodrigues, A. M. dos R. V., Leite, C. A., de Oliveira, E. T. M., & Beloto, M. R. M. de O. (2011). Planejando a Educação Infantil que queremos. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/112

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)