Oficinas de Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF) no programa de educação de Diabéticos.

Autores

  • Lucimara Silva de Souza
  • Luz Marina Pinto Martins
  • Rejane Manfré

Resumo

A Diabete mellitus constitui-se num sério problema de saúde na atualidade. Sua abrangência envolve todas as classes sociais e requer, do ponto de vista da saúde pública, uma abordagem multidisciplinar. Sua característica debilitante e degenerativa, sua interferência no modo de vida do portador, bem como suas interações com outras condições sistêmicas e locais fazem desta doença uma prioridade no programa de atenção básica do Brasil. Com isso, este projeto desenvolveu oficinas que tiveram como missão capacitar os agentes comunitários de saúde da ESF no programa de Diabetes. Essa estratégia visa desenvolver um trabalho educativo sobre os cuidados com a doença, isto é, prevenir, identificar, tratar, e manter a aderência e o controle dos pacientes, por toda a vida. Objetivos: aprimorar as ações educativas desenvolvidas pelos agentes, dentro de uma linha de cuidado integral, visando atingir indiretamente os portadores de Diabetes, os quais serão beneficiados com a capacitação dos mesmos, levando ao melhor controle da doença e consequente melhoria da qualidade de vida dos portadores. Justificativa: O Programa de Agentes Comunitários de Saúde é hoje considerado parte da Saúde da Família; as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor lotado em uma unidade básica de saúde (BRASIL, 1999). O Ministério da Saúde reconhece e valoriza a formação desses trabalhadores como um componente para o processo de qualificação da força de trabalho no sentido de contribuir decisivamente para a efetivação da política nacional de saúde. A partir disso, despertou o nosso interesse de implementar ações, desenvolvendo a responsabilidade como acadêmicos, de trocar conhecimentos e experiências com os agentes de saúde, contribuindo, assim, para a qualidade de vida da comunidade adscrita. Metodologia: Para tal, montamos quatro oficinas de interação acadêmico/agente, nas unidades: Vila Hilda (PSFs 14 e 28), Cuiabazinho (PSF 15), Flórida II (PSF 16), Piratininga (PSF 24), Izidro Pedroso (PSFs 30 e 31) que foram desenvolvidas por acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Downloads

Publicado

2011-05-23

Como Citar

de Souza, L. S., Martins, L. M. P., & Manfré, R. (2011). Oficinas de Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF) no programa de educação de Diabéticos. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/107

Edição

Seção

EDUCAÇÃO