SCRATCH NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO DE ALUNOS SURDOS

Autores

  • Irvna Maria Costa Soares Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ana Júlia Stradioto Melo Universidade Federal da Grande Dourados
  • Silvana Morita Melo Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jorge Marques Prates Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Scratch, Surdez, Inclusão, Programação

Resumo

Atualmente a maioria dos métodos de ensino de programação voltados para alunos surdos na área de tecnologia da informação são baseados unicamente na comunicação oral e desprovidos de estratégias acessíveis. Desta forma, percebe-se que é de extrema importância o mapeamento de técnicas e recursos para auxiliar o entendimento das pessoas surdas com a programação de computadores. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma abordagem alternativa, mais intuitiva e acessível, para o ensino de programação a pessoas surdas, utilizando a plataforma de programação gráfica Scratch, que possibilita a programação através de blocos juntamente com a criação de histórias digitais e animações, impulsionando o pensamento computacional e a lógica de programação de maneira mais lúdica. Avaliando a relevância do Scratch no desenvolvimento da lógica de programação, além de pesquisar e analisar recursos da plataforma que facilitem o aprendizado de programação por alunos surdos, a fim de desenvolver um protótipo de website para catalogar e facilitar o acesso a esses materiais pela comunidade. Para esta pesquisa, foi realizada uma análise bibliográfica buscando demonstrar o potencial do Scratch no ensino de programação para alunos surdos, realizando a análise da plataforma Scratch, incluindo a sua utilização prática, para criar um percurso explicativo e visual contendo as principais funcionalidades da plataforma Scratch. Após a compreensão da plataforma foram desenvolvidas atividades didáticas que abordavam tópicos primordiais e que são necessários para aprimorar a compreensão dos conceitos básicos de programação visual. Essa pesquisa evidencia que o Scratch é uma ferramenta didática, intuitiva e inclusiva eficaz para o ensino de lógica de programação para alunos surdos, a análise de suas funcionalidades demonstrou que sua interface é amigável, permitindo programar através de blocos e com criação de narrativas visuais, o torna um método de ensino de programação mais criativo, lúdico e acessível.

Referências

IBGE Instituto brasileiro de geografia e estatística. censo 2010. Disponível em: https: //censo2010.ibge.gov.br/ Acesso em 31/03/2023, 2016.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. Atlas S.A, 2003.

RBAC Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - Sobre a Aprendizagem Criativa. Disponível em: https://aprendizagemcriativa.org/ Acesso em 19/03/2024, 2024.

REIS DA SILVA, T.; SILVA BARROS, I.; DA SILVA SOUSA, L. K.; LOPES DAMASCENO SÁ, A.; MACIEL SILVA, A. F.; SOUSA ARAUJO, M. C.; DA SILVA ARANHA, E. H. Um mapeamento sistemático sobre o ensino e aprendizagem de programação. RENOTE, v. 19, n. 1, p. 156–165, 2021.

RESNICK, M.; MONROY-HERNÁNDEZ, A.; RUSK, N.; EASTMOND, E.; BRENNAN, K.; MILL- NER, A.; ROSENBAUM, E.; SILVER, J.; SILVERMAN, B.; KAFAI, Y. Scratch: Programming for all. Commun. ACM, v. 52, p. 60–67, 2009.

SCRATCH Sobre o Scratch. Disponível em: https://scratch.mit.edu/ Acesso em 09/03/2025, 2025.

Downloads

Publicado

16-01-2026

Como Citar

SOARES, Irvna Maria Costa; MELO, Ana Júlia Stradioto; MELO, Silvana Morita; PRATES, Jorge Marques. SCRATCH NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO DE ALUNOS SURDOS. Anais do Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 61–65, 2026. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seiUEMS/article/view/11164. Acesso em: 28 jan. 2026.