PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

DISCUSSÕES E LACUNAS IDENTIFICADAS A PARTIR DE UMA REVISÃO EXPLORATÓRIA

Autores

  • Gabriele Aparecida Barbosa Betone Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maiara da Silva Santos Lima Universidade Federal da Grande Dourados
  • Morgana de Fatima Agostini Martins Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Plano de Ensino Individualizado

Resumo

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento que tem sido discutido na literatura como essencial para garantir o direito a educação dos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma vez que é um recurso que auxilia o professor na prática pedagógica e proporciona ao aluno um ambiente preparado para as suas necessidades. Na legislação brasileira não encontramos esse termo nos documentos, ele tem sido discutido e apontado como necessário na literatura, o documento que encontramos na legislação é Plano do Atendimento Educacional Especializado (AEE), no entanto as orientações descritas para elaboração deste plano são referentes as informações que devem conter, mas não se encontra orientações de como ele deve ser elaborado. Este estudo se insere em uma pesquisa mais ampla, cujo objetivo é apresentar parte dos achados da pesquisa que avaliou a usabilidade do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) para a elaboração de PEI. Para este resumo expandido, apresenta-se a revisão exploratória descritiva da literatura sobre o PEI, visando evidenciar o que vem sendo pesquisado e discutido nessa temática e as lacunas existentes nos estudos já realizados. Foram escolhidos três eixos temáticos, que foram separados e discutidos, a partir dos resultados dos estudos, sendo eles: Formação de professores sobre PEI; Práticas (avaliação, elaboração, implementação do PEI) e Legislação relacionadas ao PEI. Os resultados indicam que apesar do PEI ter sua relevância reconhecida, ainda há a necessidade de formações voltadas para os professores, sobre o PEI. Formações que visem a prática da elaboração e implementação deste documento, identificou-se ainda que o tema não possui uma unidade conceitual no Brasil. Além disso, embora ainda existam documentos legais que citem a necessidade de adaptações para o ensino dos alunos com deficiência, infelizmente não se pode identificar quais métodos, técnicas ou recursos podem ser utilizados.

Referências

ACOSTA, Priscila de Carvalho. Protocolo de Avalição de Repertório Comportamental (PARC) na construção de Planos de Ensino Individualizado para crianças com Transtornos do Espectro do Autismo. 2023. 356f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/6060/1/PrisciladeCarvalhoAcosta.pdf>. Acesso em: 24 ago de 2025.

BARBOSA, Vânia Benvenuti.; CARVALHO, Marcos Pavani. Conhecimento necessário para elaborar o Plano Educacional Individualizado – PEI. Rio Pomba, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Rio Pomba, 2019. 23p. Disponível em: < https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/570204/2/Produto%20Educacional.pdf>. Acesso em 23 ago de 2025.

BETONE, Gabriele Aparecida Barbosa. Usabilidade do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) para elaboração de Plano Educacional Individualizado de crianças com TEA na Educação Infantil. 2024. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2024. Disponível em: <https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/6485/1/GabrieleAparecidaBarbosaBetone.pdf>. Acesso em: 24 ago de 2025.

GLAT, Rosana.; VIANNA, Márcia Marin.; REDIG, Annie Gomes. Plano Educacional Individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Revista, Ciências Humanas e Sociedade. RJ, EDR, v. 34, n.12, p. 79-100, 2012. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/570204/2/Produto%20Educacional.pdf>. Acesso em: 22 ago de 2025.

MARIN, Márcia.; MARETTI, Márcia Baptista. Ensino Colaborativo: Estratégias de Ensino para a Inclusão Escolar. In: Seminário Internacional de Inclusão Escolar: práticas em diálogo, 2014. Anais. Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: <http://www.cap.uerj. br/site/images/stories/noticias/4-marin_e_maretti.pdf>. Acesso em: 23 ago de 2025.

PEREIRA, Marta Aparecida de Mello.; PEREIRA, Ana Paula Camilo. Planejamento Educacional Individualizado: Desafios e avanços nas práticas colaborativas de ensino. Colloquium Humanarum, v.19, p. 1-15, 2022. Disponível em: <https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4180/3381>. Acesso em: 24 ago de 2025.

Downloads

Publicado

16-01-2026

Como Citar

BETONE, Gabriele Aparecida Barbosa; LIMA, Maiara da Silva Santos; MARTINS, Morgana de Fatima Agostini. PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: DISCUSSÕES E LACUNAS IDENTIFICADAS A PARTIR DE UMA REVISÃO EXPLORATÓRIA . Anais do Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52–57, 2026. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seiUEMS/article/view/11161. Acesso em: 28 jan. 2026.