GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Autores

  • Ana Júlia Stradioto Melo Universidade Federal da Grande Dourados
  • Irvna Maria Costa Soares Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Silvana Morita Melo Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jorge Marques Prates Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Surdo, Glossário, Termo Técnicos, Ensino, Programação

Resumo

A inclusão de estudantes surdos no ensino de programação de computadores apresenta desafios significativos, sobretudo devido ao baixo nível de alfabetização em português e à complexidade da terminologia técnica na área de Tecnologia da Informação (TI). Para minimizar essas dificuldades, a pesquisa propôs a elaboração de um glossário de termos técnicos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de tornar os conceitos de programação mais acessíveis e compreensíveis por meio da modalidade gestual visual. Diferente de glossários existentes, este catálogo associa cada sinal à sua definição clara, permitindo que alunos surdos, mesmo sem plena alfabetização em português, compreendam o significado dos termos. A pesquisa, de caráter descritivo e bibliográfico, foi organizada em duas etapas. A primeira envolveu um estudo teórico sobre as dificuldades enfrentadas por estudantes surdos no aprendizado de programação e metodologias pedagógicas inclusivas. A segunda etapa consistiu no desenvolvimento do glossário, estruturado inicialmente com base no Glossário de Termos Técnicos em Libras – Curso Técnico em Informática do SENAI. Utilizando como materiais: computadores, softwares de edição e planilhas para organização e formatação dos termos. Espera-se que o glossário contribua para reduzir barreiras de comunicação e compreensão, favorecendo a aprendizagem, a autonomia e a inclusão de estudantes surdos no contexto educacional e tecnológico. E auxiliando os professores com essa ferramenta de apoio pedagógico, facilitando o ensino de termos técnicos. Além disso, o material poderá estimular práticas pedagógicas mais acessíveis, ampliar o vocabulário técnico em Libras e servir de base para futuras adaptações e aplicações, consolidando-se como um recurso de apoio à formação de estudantes surdos e à construção de um ambiente educacional inclusivo.

Referências

ARAÚJO, E.; ANDRADE, W. Um mapeamento sistemático sobre o ensino de programação para

pessoas com deficiência. In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação,Porto

Alegre, RS, Brasil: SBC, 2020, p. 1713–1722.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

PAIVA, Fábio A. P.; SILVA, Álvaro H.; PEREIRA, Diego S.; MEDEIROS, Valério G.; SANTOS, Vitor D. L.; SOARES, Rickson A. C.. Glossário Online em Libras para Informática como uma estratégia para aprendizagem de termos técnicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 11. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 10-17. ISSN 2763-8766.

SENAI. Glossário de termos técnicos em Libras – Curso Técnico em Informática. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Programa SENAI de Ações Inclusivas e PSAI, 2016. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2016/8/glossario-de-termos-tecnicos-em-libras-informatica/. Acesso em: 18 abr. 2025.

Downloads

Publicado

16-01-2026

Como Citar

MELO, Ana Júlia Stradioto; SOARES, Irvna Maria Costa; MELO, Silvana Morita; PRATES, Jorge Marques. GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Anais do Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 31–34, 2026. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seiUEMS/article/view/11155. Acesso em: 28 jan. 2026.