ARQUÉTIPOS NA LITERATURA

UM ESTUDO ARQUETIPÍCO DA FIGURA DO MALANDRO NO ROMANCE O GRANDE LÍDER

Autores

  • Renan da Silva Dalago Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Altamir Botoso UEMS

Palavras-chave:

Malandro, Arquétipo, Bobo da Corte, Jung, O Grande Líder

Resumo

Lançado durante o período da ditadura no Brasil e rapidamente retirado das prateleiras, O Grande Líder é uma das mais famosas obras de Fernando Jorge, um romance malandro sobre a política brasileira. O (re)lançamento da obra ocorreu em 01 de janeiro de 2003, ironicamente, no mesmo dia da posse do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presente dissertação tem, por meio de três capítulos principais, o intuito de fazer uma viagem da literatura aos arquétipos e, em específico, na literatura brasileira até a figura do malandro e como ela é inserida na obra de Fernando Jorge e desta para a vida real, pois, como assinala Gentil (2004), a aventura do romance e da literatura é a aventura do homem no mundo moderno e que por meio da literatura, desde a tragédia grega, todas as narrativas literárias trazem em sua raiz o mythos. Por este viés, o primeiro capítulo pretende tratar sobre as poéticas da modernidade e o que são essas poéticas, além disso falaremos também sobre a relação entre a literatura e a sociedade, a vida real que imita a arte e a arte que imita a vida a partir da literatura. No segundo capítulo, faremos uma viagem pelos arquétipos e o inconsciente coletivo, criado por Jung e apresentado por ele como algo que se refere a nós e que a partir de nós, por extensão, vai para o cinema, as artes e a literatura, exemplificando o que são os arquétipos e como eles estão presentes na literatura, apresentando algumas criações ficcionais com diferentes arquétipos em seu cerne até chegar à figura do malandro. Discorreremos, ainda, sobre o processo sociocultural que modificou o arquétipo Junguiano estudado nessa dissertação que, quando criado era o Bobo da Corte, dando margem a um arquétipo mais livre, sorridente, palhaço, voltado às comédias e literatura “pastelão”, logo veremos o pícaro americano citado nas obras de Vogler e Campbell como uma figura que serve apenas como alivio cômico das histórias. Faremos uma aproximação desse ente ficcional com o pícaro espanhol, um arquétipo que apresenta traços do Anti-Herói Junguiano, e é cáustico, portador de uma forte crítica social, embora acabe encampando os valores da sociedade e se torne um ser semelhante àqueles a quem ele critica. No Brasil, com a influência das religiões afro-brasileiras, as quais têm em seu cerne uma “linha de entidades” chamadas de Malandros, vemos no malandro uma mistura do pícaro espanhol com um leve alívio cômico do pícaro americano, nele temos a ginga, a malícia, a esperteza de sair de situações complicadas por meio da manipulação, a sensualidade, a sexualidade exacerbada, o amor, sendo estes três últimos pontos fundamentais que distinguem o pícaro do malandro. O malandro é por si só um arquétipo genuinamente brasileiro. No terceiro e último capítulo, faremos uma breve análise do Malandro e como ele é inserido na literatura brasileira em alguns romances para além do estudado, pois o malandro faz parte da sociedade brasileira e por extensão é levado à literatura de diversas formas. O povo brasileiro, seja aquele que faz parte dos menos favorecidos, até aqueles que têm uma situação econômica favorável, apropria-se do modo de atuar e agir do malandro, no primeiro caso, para sobreviver, e no segundo, para levar vantagem em tudo que seja possível.  A partir disso, teceremos uma análise do Malandro na obra de Fernando Jorge, analisando-a por completo, observando o malandro e seu desenvolvimento no enredo. Por fim, ousaremos relacionar O Grande Líder com o sistema político atual que vence, ou ao menos tenta vencer o povo, por meio da Malandragem, uma vez que a literatura parte da sociedade e a sociedade está na literatura, dentro das poéticas da malandragem.

 

Referências

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Dalago, R. da S., & Botoso, A. (2022). ARQUÉTIPOS NA LITERATURA: UM ESTUDO ARQUETIPÍCO DA FIGURA DO MALANDRO NO ROMANCE O GRANDE LÍDER. CADERNOS DO SEDIA - Seminário De Dissertações Em Andamento, 4(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sedia/article/view/8144