NARRATIVAS DE PROFESSORES EM TEMPOS PANDÊMICO

UM OLHAR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO SABER FAZER DOCÊNCIA

Autores

  • Marlene Centurião UEMS
  • Neide Castilho Araújo Teno UEMS

Palavras-chave:

Narrativa, Professores, Docência, Pr´áticas Pedag´ógicas, Pandemia

Resumo

A presente pesquisa em andamento por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Unidade de Campo Grande, intitulada: Narrativas de professores em tempos pandêmicos: um olhar para a prática pedagógica na construção do saber fazer docência, tem por objetivo geral compreender a prática pedagógica na construção do saber fazer docência reunidos na trajetória docente e como se configurou essa prática pedagógica dos professores em tempos de pandemia nas escolas da rede estadual da cidade de Campo Grande em Mato Grosso do Sul. Desde março de 2020, convivemos com uma crise global  sem precedentes, a disseminação do COVID-19, o que transformou a rotina escolar, provocando rupturas na pedagogia tradicional, pois os estudantes, professores e pais brasileiros, tiveram de se adequar ao momento. Todavia, os governos dos Estados adotaram medidas de isolamento com ação indispensável para diminuir o avanço do vírus, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Diante desse contexto global, uma das ações governamentais foi a inserção da aula remota que, por meio de plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem, proporcionaram a continuidade do ensino aos estudantes brasileiros. A complexidade desse fenômeno impactou diretamente o processo educativo, que requer uma visão específica, um olhar direcionado ao professor, a sua formação e a sua prática. A pandemia apresentou um período desafiador aos docentes brasileiros, quando emergiu uma representativa mudança no fazer docente organizando momentos síncronos e assíncronos de aprendizagem, e que deram conta da atual situação educacional. Sendo assim, esse projeto justifica-se, pois visa a compreender os saberes docentes e a aplicabilidade da prática pedagógica em sala de aula, por meio de narrativas docentes, uma preocupação para que a aprendizagem dos alunos não se perca. Para isso, recorremos a estudiosos como Hage (2010), Nunes (2020), Tardif (2010), Teno (2020), entre outros. Para o desenvolvimento metodológico, estamos elaborando um questionário para compor as entrevistas escritas e orais, que perpassa por dois momentos: 1º momento com perguntas objetivas e 2º momento com perguntas subjetivas, onde os entrevistados devem narrar suas experiências docentes durante o período pandêmico. Os sujeitos compõem-se de professores das diferentes áreas de conhecimento, envolvidos com a docência nos últimos três anos de atuação das escolas de Tempo Integral do Estado de Mato Grosso do Sul, e a pesquisa se pauta nas narrativas realizadas com esses docentes. Trata-se de um estudo de natureza socioeducacional na perspectiva descritivo interpretativa, de cunho narrativo. Em suma, com a coleta de dados podemos analisar as práticas pedagógicas oriundas das narrativas de professores em tempos pandêmicos e como resultado final, espera-se entender como se configura a construção do saber fazer docência em tempos pandêmicos.

Referências

HAGE, Maria do Socorro C. A formação de professores a partir de suas narrativas de história de vida: Estudo de uma experiência em Belém do Pará. Tese (Doutorado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), São Paulo, 2010.

NUNES, Clarice. Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 9-40, Dec. 2000.

Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400002&lng=en&nrm=iso Acessado em: 20/12/2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TENO, Neide Araújo C. Narrativas de trajetórias docentes e a construção de Identidade do professor. Editora CRV, Curitiba 2020.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Centurião , M. ., & Teno, N. C. A. . (2022). NARRATIVAS DE PROFESSORES EM TEMPOS PANDÊMICO: UM OLHAR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO SABER FAZER DOCÊNCIA. CADERNOS DO SEDIA - Seminário De Dissertações Em Andamento, 4(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sedia/article/view/8143