LETRAMENTO CRÍTICO E O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS

UMA ANÁLISE DOS TEXTOS, IMAGENS E ATIVIDADES PROPOSTAS

Autores

  • Renata Pessoa Silva UEMS
  • Adriana Lúcia De Escobar Chaves de Barros UEMS

Palavras-chave:

Letramento, Letramento Crítico, Livro Didático, PNLD, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

Argumenta-se, nesta dissertação, que o papel da Linguística Aplicada no ensino de línguas envolve uma abordagem crítica, assegurando a urgência do uso de novos enfoques e tecnologias para a melhoria do ensino. Assim sendo, esta pesquisa aporta-se nos estudos de Letramento Crítico, tendo como fundamentação teórica estudiosos e linguistas nacionais e internacionais, voltados para o caráter crítico e cidadão do ensino da língua inglesa, na perspectiva pós-estruturalista, tais como: SOUZA, 1999; TÍLIO, 2017; JORDÃO E FOGAÇA, 2007; LUKE, DOOLEY, 2011;MATOOS, 2015; MENEZES DE SOUZA 2004; TAKAKI, 2013; MACIEL, 2014, e de materiais didáticos para o ensino de línguas (LEFFA, 2007; PAIVA, 2014; SILVA, 2010a, 2010b), além de documentos como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) e o Guia de Livros Didáticos do PNLD (BRASIL, 2015). Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma investigação com foco na análise do conteúdo apresentado nos temas, imagens, textos e atividades propostos no Volume III da coleção Way To Go! adotado na Escola Estadual em que atuo, em Campo Grande - MS, observando os aspectos de criticidade e resquícios de conservadorismo ainda existentes. As análises feitas foram voltadas para o livro do aluno. Questiona-se se os textos, imagens e atividades propostas estão consonantes com as propostas de Letramento Crítico, contribuindo com a necessidade de mudança nos meios de condução do trabalho a ser desenvolvido nas salas de aula conforme proposto pelas orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A pesquisa justifica-se pelo incremento aos estudos sobre o Letramento Crítico e a produção de Livros Didáticos, uma vez que o livro objeto de análise pretende promover a criticidade dos estudantes sobre diversas questões por meio de uma variedade de gêneros textuais e de temas de relevância social, além da valorização do uso da língua inglesa como instrumento de ampliação das possibilidades de acesso a diversas formas de pensar, sentir e agir o mundo (FRANCO e TAVARES, 2017, p. 03). Quanto ao tipo de pesquisa, adota-se a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e bibliográfica, que propõe, além dos estudos bibliográficos, a análise de documentos diversos. O resultado da análise evidenciou que há a intenção de promoção do letramento crítico nos textos, imagens, temas e atividades propostas, porém, ainda há muito o que refletir e considerar na escolha para a composição dos livros didáticos, bem como, reforça a importância da atuação de professores críticos, conscientes, politizados e preparados para promover a formação de aprendizes prontos a reagir em situações de subjugamento de suas identidades e culturas.

Referências

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Silva, R. P. ., & Barros, A. L. D. E. C. de . (2022). LETRAMENTO CRÍTICO E O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: UMA ANÁLISE DOS TEXTOS, IMAGENS E ATIVIDADES PROPOSTAS. CADERNOS DO SEDIA - Seminário De Dissertações Em Andamento, 4(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sedia/article/view/8142

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