A SOCIEDADE E A CONTEMPORANEIDADE ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS EM EUPHORIA E SEU IMPACTO CULTURAL

Autores

  • Nathalia Peratelli Gazin UEMS
  • Neurivaldo Campos Pedroso Junior UEMS

Palavras-chave:

Modernidade, Intermidialidade, Sociedade, Estudos Interartes, Televisão

Resumo

A pesquisa tem como foco a série Euphoria, lançada em 2019, pelo canal de televisão e streaming HBO (Home Box Office Inc.). Adaptada pelo estadunidense Sam Levinson, e baseada numa produção israelense de mesmo nome, a série possui oito episódios que relatam a jornada de um grupo de adolescentes entre 15 e 18 anos, e suas respectivas vidas. Em síntese, a adaptação estadunidense não se limita ao enredo de uma única personagem como foco principal, nela, cada episódio serve como uma apresentação e narração da trajetória de cada adolescente do grupo. Um dos objetivos da pesquisa é ponderar os efeitos e causas que traumas, tanto sociais como familiares, relacionamentos amorosos, o abuso de entorpecentes, a identidade de gênero e a rede social influenciam e impactam na formação da personalidade de cada uma das personagens. Propõe-se também discorrer sobre a possibilidade da existência de uma correlação de influência do cinema na arte e na vida. Para isto, um dos principais filósofos para a metodologia será Zygmunt Bauman (1925) e suas reflexões sobre a liquidez na modernidade, e ainda, os conceitos centrais sobre intermidialidade de Claus Clüver e Solange Ribeiro de Oliveira, permitirão o diálogo entre literatura e televisão. Por fim, relacionando o impacto midiático e cultural na sociedade, baseamo-nos nas ideias de Maria Brederode Santos (1944) e Neal Gabler (1950).  A pesquisa tem como um de seus objetivos a busca pela percepção da contemporaneidade refletida na ótica da chamada Geração Z.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias: ensaios sobre a televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade e Estudos Interartes. In: NITRINI, Sandra (Org.). Literaturas, artes e saberes. São Paulo: Aderaldo & Rothschild: ABRALIC, 2008, p.209-232.

GABLER, Neal. Vida, o filme. Como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

RAJEWSKY, Irina O. “Intermidialidade, Intertextualidade e ‘Remediação’: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade”. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Intermidialidade e Estudos Interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, p. 15-45.

XAVIER, Ismail. “Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema”. In: PELLEGRINI, Tânia (et al). Literatura, cinema e televisão. São Paulo: SENAC, 2003 (p. 61-89).

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Gazin, N. P. ., & Pedroso Junior, N. C. . (2022). A SOCIEDADE E A CONTEMPORANEIDADE ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS EM EUPHORIA E SEU IMPACTO CULTURAL. CADERNOS DO SEDIA - Seminário De Dissertações Em Andamento, 4(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sedia/article/view/8139