O AMOR TEM CHEIRO DE MORTE

A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NOS ROMANCES DE PATRÍCIA MELO

Autores

  • Karen Larissa Martins dos Santos UEMS
  • André Rezende Benatti UEMS

Palavras-chave:

Violência contra mulher, Denúncia feminina, Escrita feminina, O Matador, Mulheres Empilhadas

Resumo

Este resumo apresenta o projeto de pesquisa, em andamento, cujo objetivo é analisar a violência contra a mulher nas obras O Matador (1995) e Mulheres Empilhadas (2019), da escritora Patrícia Melo. Pontuando as diversas violências reconhecidas como crime, como ocorre e, de que forma que a vítima é manipulada e conduzida pelo seu agressor. Esta pesquisa tem como perspectiva analisar a violência pelas relações de gêneros, buscando explorar a violência por diferentes vertentes e, a principal delas é o vínculo da violência nas relações afetivas. Apesar de as mulheres terem conquistado muito dos seus direitos, elas ainda não conseguem sair vivas de seus respectivos relacionamentos. Em O Matador (1995), é exposta a vida de Cledir, personagem vítima de feminicídio, entre outras violências, e da personagem Érica, amante que acaba sendo vítima também de um sistema opressor. Em Mulheres Empilhadas (2019), a autora expõe diversos casos de violência, com mulheres de várias etnias, idades e classes sociais. É uma denúncia feita em forma literária, uma obra ficcional, mas com base em personagens da vida real. Nessa trama densa e emocional, as mulheres são as protagonistas, diferente em relação às demais obras escritas por Patrícia Melo, onde os personagens centrais são homens e com narrativas em primeira pessoa. Para explicar a trajetória dessa luta do movimento feminista, que vem sendo discutida desde o século XVIII, é utilizada a teoria do filósofo Pierre Bourdieu, que, em sua obra A dominação masculina (2012), apresenta uma discussão sobre a dominação do gênero e a violência simbólica. Para esse filósofo, a diferença do sexo pelo fator biológico, entre o masculino e o feminino, é definido pela divisão de atividades. Já a violência simbólica “se institui por intermédio da adesão que o dominado não pode deixar de conceder ao   dominante (e, portanto, à dominação)” (BOURDIEU, 2012, p. 46). É uma forma natural, uma violência naturalizada. Para acrescentar ao aporte teórico, a escritora Heleieth I.B. Saffioti (1934-2010), socióloga brasileira, traz em seu texto Gênero, Patriarcado e Violência (2011), que a violência contra a mulher surge desde a divisão sexual do trabalho, e que a organização dessas atividades contribuiu para a desigualdade dentro da história, tendo o homem como principal agente dessa dominação e, que por fim, muitas mulheres reproduzem essas mesmas ideias, desconhecendo totalmente a dominação masculina e suas consequências. Saffioti (2011) evidencia, também, as relações de poder e privilégios estabelecidos pela sociedade devido à conotação política. As reflexões da socióloga consistem em críticas ao uso político pelo fator biológico. A violência sempre esteve presente na experiência humana, e ela é mais intensa quando ocorre pela perspectiva de uma mulher. A metodologia aplicada é de pesquisa bibliográfica com suporte teórico em alguns autores como Pierre Bourdieu (2012); Helleieth I.B Saffioti (2011); Tânia Almeida (2008) entre outros.

Referências

ALMEIDA, Tânia Mara Campos. Violência contra as mulheres: antigo problema e novos parâmetros. Juiz de Fora: Actas Freudianas, 2008.

BARSTED, Leila Linhares “O feminismo e o enfrentamento da violência contra as mulheres no Brasil” in: SARDENBERG, C.M.B., and. TAVARES, M.S., comps. “Violência de gênero contra mulheres: suas diferentes faces e estratégias de enfrentamento e monitoramento” [online]. Salvador: EDUFBA, 2016.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. de Maria Helena Kühner. 11.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012

BRASIL. LEI Nº 11.340, Brasília, DE 7 DE AGOSTO DE 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004 2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 05 julho. 2021.

CÂNDIDO, Antônio. Vários Escritos. O Direito à literatura. 3 ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.

Ciclo da violência. Instituto Maria da Penha, 2018. Disponível em: https://www.institutomariadapenha.org.br/violencia-domestica/ciclo-da-violencia.html Acesso em: 06/10/2021

MELO, Patrícia. Mulheres Empilhadas. São Paulo:Leya,2019.

MELO, Patrícia. O Matador. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

SAFFIOTI, Helleieth I. B. Gênero, Patriarcado e Violência. SP: Perseu Abramo, 2011.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Santos, K. L. M. dos ., & Benatti, A. R. . (2022). O AMOR TEM CHEIRO DE MORTE: A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NOS ROMANCES DE PATRÍCIA MELO. CADERNOS DO SEDIA - Seminário De Dissertações Em Andamento, 4(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sedia/article/view/8137