PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

IMPACTOS DA FORMAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO

Autores

  • Dalete Manhães Borges UEMS
  • Neide Castilho Araújo Teno UEMS

Palavras-chave:

Egressos, Formação continuada, Prática docente, Impactos da formação docente, Pós-graduação em Letras

Resumo

O programa de Mestrado em Letras stricto sensu da Unidade de Campo Grande/MS, da UEMS, foi aprovado e está em funcionamento desde o ano de 2011, todavia, não há registros de estudos acerca dos impactos e percepções dos egressos desse período. Em uma consulta ao Portal da CAPES, à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, encontramos um número irrisório de trabalhos acerca de egressos e impactos de programas, bem como certificamos a ausência de estudos no programa stricto sensu em Letras da Unidade de Campo Grande/MS, da UEMS, o que justifica a importância de nosso estudo. Assim, o estudo que ora estamos realizando tem a finalidade de analisar o impacto da formação em nível de mestrado na prática pedagógica dos professores que passaram pelo programa, por meio da percepção desses egressos oriundos da pós-graduação em Letras. Para estudar esse fenômeno, recorremos à perspectiva da pesquisa quanti-qualitativa com o embasamento de autores que discutem sobre formação docente (ZABALZA, 2004; NOVOA, 2009); narrativas (LARROSA, 1994); contextualização da pós-graduação stricto sensu no Brasil (KUENZER, MORAES, 2005), entre outros, utilizando materiais bibliográficos, documentais e narrativas de egressos. Para recolha das narrativas, utilizamos um questionário pré-estruturado, disponibilizado para os egressos, por meio eletrônico, tendo em vista as dinâmicas de distanciamento social que estamos vivenciando e a distância geográfica de moradia de alguns ex-alunos. Três dimensões serão analisadas por meio do questionário: a trajetória do egresso no decorrer do curso, a atuação profissional após a titulação no mestrado e o impacto da formação para a sociedade. Alguns resultados preliminares já anunciam, por exemplo, o mapeamento dos egressos do programa e a escrita da fundamentação teórica do estudo. Considerando que o estudo sobre egressos não trata de dispositivo novo, a Portaria nº. 646, de 14 de maio de 1997, já regulamentava a implantação do disposto nos Artigos 39 a 42 dessa mesma Lei e no Decreto no 2.208/97 fazendo referência ao egresso, de uma maneira ampla, conforme explica o Art. 9º: “Parágrafo único. Os mecanismos permanentes deverão incluir sistemas de acompanhamentos de egressos e de estudos de demandas profissionais.” Estamos entendendo “egressos”, neste estudo, como aqueles alunos que foram aprovados na seleção do programa e diplomados, incluindo aqueles desistentes e jubilados. O sumário do estudo está dividido em três capítulos, assim denominados: capítulo I- Fundamentos teóricos do estudo; Capítulo II- Procedimentos Metodológicos da Pesquisa; Capítulo III- Discussão dos resultados. Alguns subtemas foram delineados: Pós-graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação, Políticas de pós-graduação e pesquisa no Brasil, Panorama da Pós-graduação no Brasil. O sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu brasileira, Pós-graduação na UEMS (Campo Grande /MS): resgate histórico, O curso de Mestrado Acadêmico em Letras da UEMS/CG, Contexto geográfico e infraestrutura do Programa, Inserção social de Egressos e visão da Capes. Sobre os Instrumentos e Métodos, o estudo está na fase da coleta documental e, paralelamente, estamos realizando a pesquisa bibliométrica (egressos do programa), e a pesquisa narrativa.

Referências

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Borges, D. M. ., & Teno, N. C. A. . (2022). PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: IMPACTOS DA FORMAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO. CADERNOS DO SEDIA - Seminário De Dissertações Em Andamento, 4(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sedia/article/view/8134