NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO EM MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES VIVENDO A NOVA ERA ESCOLAR

MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES

Autores

  • Ana Paula Fenelon UEMS
  • Neurivaldo Pedroso Júnior UEMS

Palavras-chave:

Letramentos, Multiletramentos, Multimodalidade, Multiculturalismo, Aprendizagem Escolar

Resumo

Nossa dissertação, intitulada Novas Perspectivas na Educação em Multiletramentos e Multimodalidades, tem como objetivo conceituar e ampliar os conhecimentos quanto à Pedagogia de Multiletramentos e a importância do seu aprendizado para os educandos e para os profissionais envolvidos no processo educacional, bem como, ressignificar o ensino e aprendizagem da língua inglesa. No cenário atual, o impacto das transformações sociais contemporâneas e tecnológicas nos permitem ampliar os conhecimentos de leitura e de escrita para além de um só letramento. Dessa forma, reforçamos a importância da articulação entre a escola e as práticas sociais de leitura e escrita, com letramentos múltiplos e o olhar multimodal. Nesse propósito, usaremos como metodologia a pesquisa bibliográfica e a prática escolar, com aula planejada numa escola pública da cidade de Campo Grande, MS. Os resultados obtidos indicam que a escola deve preocupar-se com a disponibilização de práticas cada vez mais diversificadas de Multiletramentos para a evolução na produção de sentidos do trabalho com os estudantes.     

Referências

FERREIRO, E. Educação e Ciência. Folha de S. Paulo, 3 jun. 1985, p. 14.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1988.

MACIEL, R. F.; MARQUES, N. (Orgs.) Multiletramentos e Processos Autorais na Educação Básica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.

MENEZES, W. O Preconceito Racial e suas Repercussões na Instituição Escola. maringa.odiario.com/.../o-preconceito-racial-e-suas-repercussoes-na. (Acessado em 05/2012).

ROJO, R. H.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SILVA, M. J. A.; BRANDIM, M. R. L. Multiculturalismo e Educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa. Ano1.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três Gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Presença pedagógica. Belo Horizonte, v. 9, n. 52, jul./ago., p. 15- 21, 2003.

SOARES, M. Alfabetização e letramento: caderno do professor / Magda Becker Soares; Antônio Augusto Gomes Batista. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard educational review, v. 1, n. 66, p.60-92, 1996.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Fenelon, A. P. ., & Pedroso Júnior, N. . (2022). NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO EM MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES VIVENDO A NOVA ERA ESCOLAR: MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES. CADERNOS DO SEDIA - Seminário De Dissertações Em Andamento, 4(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sedia/article/view/8132