OS IMPACTOS DA PANDEMIA:

UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DA MÍDIA BRASILEIRA

Autores

  • Keyla Lima da Silva UEMS
  • Antonio Carlos Santana de Souza UEMS

Palavras-chave:

Pandemia, Semântica Global, Memória Discursiva, Acontecimento Midiático, Enunciado

Resumo

Este trabalho tem por objetivo demonstrar como o sentido global do discurso das mídias brasileiras se constrói pelo interdiscurso a partir de um sistema de restrições semânticas, que será analisada pela perspectiva da Semântica Global e seus planos, concebida por postulados previstos na Análise do Discurso Francesa (ADF). Os procedimentos metodológicos consistem em pesquisa descritiva e bibliográfica, cujo corpus é formado por uma variedade de enunciados veiculados pelos meios de comunicação de grandes audiências (Globo News, CNN Brasil, Jornal Nacional, Jornal da Record) nos quais encontramos os dados de um corpus disperso, pois um discurso atravessa uma infinidade de materiais. Neste estudo, enfatiza-se uma análise semântico-discursiva, mediante a descrição do sentido global do discurso em enunciados produzidos no período de pandemia do COVID-19, visando a compreensão leitora desse gênero textual, cuja característica essencial na seleção do corpus é informar os impactos dessa pandemia nas diversas esferas sociais. Analisa-se esses enunciados pelos sete planos básicos de um discurso, desenvolvidos por Maingueneau (2008) – a intertextualidade, o vocabulário, os temas, o estatuto do destinador e do destinatário, a dêixis enunciativa, o modo de enunciação e o modo de coesão – pelas reflexões de Charaudeau (2006) a cerca de acontecimento midiático – que é sempre construído, selecionado em função de seus potenciais de socialização, atualidade e imprevisibilidade – e do universo de discursos tematizados e ainda invocamos o efeito da memória discursiva, efeito característico do processo discursivo segundo Pêcheux (1995). Desse modo, a análise leva em consideração a interdisciplinaridade de teorias do discurso as quais dialogam a fim de traçar uma exposição de como os sentidos são construídos e como os mecanismos linguísticos articulam-se no funcionamento do discurso.   

Referências

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

EMEDIATO, W.; MACHADO, I. L.; LARA, G. M. P. Teorias do Discurso: Novas Práticas e Formas Discursivas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à Obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em Análise do Discurso. 2a ed. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editora, 2008.

MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. Org. Sírio Possenti e Maria Cecília P. de Souza-e-Silva. Trad. Adail Sobral et al. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso. 2a ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Silva, K. L. da ., & Souza, A. C. S. de. (2022). OS IMPACTOS DA PANDEMIA:: UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DA MÍDIA BRASILEIRA . CADERNOS DO SEDIA - Seminário De Dissertações Em Andamento, 4(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sedia/article/view/8130