EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS

Autores

  • Lucas dos Santos Melo UEMS - Paranaíba

Palavras-chave:

Educação, Antirracismo, Currículo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem teórica da educação para as relações etnico-raciais na parte flexível do currículo do estado de Mato Grosso do Sul. Nesse trabalho questionamos como as relações etnico raciais têm sido abordadas nas unidades curriculares. Observamos que a reforma do ensino médio é influenciada pela racionalidade neoliberal, compreendemos que as políticas neoliberais tendem a piorar o quadro de desigualdade socioeconômica, sendo, os negros uma das minorias afetadas por essas políticas. Por fim, concluímos que o aprofundamento proposto na unidade curricular é demasiadamente superficial e enviesado, a abordagem conceitual proposta na unidade pode induzir os alunos a uma compreensão equivocada sobre o racismo. Nesse sentido, descobrimos que a unidade curricular não aborda os elementos básicos de uma educação para as relações étnico-raciais, não se aborda a história e cultura africana ou a resistência negra no Brasil.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos Melo, UEMS - Paranaíba

Licenciado em Ciências Sociais (2022), pela Universidade estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Melo, L. dos S. (2023). EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS. ANAIS DO SCIENCULT, 9(1), 186–191. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/9108